Maria João Sousa

Membro
  • #Conteúdo

    14
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Localização
    Santarém

Maria João Sousa's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Desculpe só agora poder agradecer. O lago está bem mais bonito com a sua planta nova. Quanto às fotos, isso está complicado. Tenho que conseguir umas boas e aprender a pô-las aqui. Obrigada. Maria João
  2. Sim, gostava de ter um bocado. Como poderemos combinar?
  3. A que está no meio do tanque num vaso que me parece de betão.
  4. Tenho seguido o projecto desde o início e, sem dúvida, ficou muito bom. Agora é só esperar que as plantas cresçam. Que planta linda é essa e onde poderei arranjar uma? Acho que fica espectacular! Saudações laguistas.
  5. Poderás comprar produtos para baixar o Ph. Como não disseste a capacidade do lago não sei que quantidades necessitas. Se for grande, há à venda nas lojas de piscinas e grandes superfícies e também nas lojas tipo Aki. Se for pequeno, nas lojas de aquariofilia também há. Disseste que o lago foi feito há pouco tempo. O Ph elevado é, quase de certeza, provocado pelo cimento e só com tempo, para aí 2 meses, ele deixará de libertar para a água as substâncias que fazem subir o Ph. De qualquer forma, ao fim da "cura" do cimento, deves mudar a água e voltar a controlar. Comigo aconteceu o mesmo, ou pior, porque fiz tudo ao contrário: primeiro comprei os peixes e depois é que me preocupei em saber que condições eles necessitavam. Mas, felizmente não houve baixas. Nestes casos, a pressa é inimiga da perfeição. Saudações laguistas.
  6. Caro Kohaku, Isso sim, é um lago! E o banquinho é mesmo convidativo. Deve ser difícil sair de lá. Parabéns!
  7. Maria João Sousa

    Nenufares

    Eu comprei um nenúfar com muito mau aspecto que vinha dentro dum balde. Meti o balde dentro dum vaso grande de barro e os dois dentro do lago. Não fiz mais nada. Os peixes adoraram mais aquele esconderijo e o nenúfar desenvolveu imenso. Quase todos os dias nasce uma folha nova e já deu duas flores. Agora não me parece que fique bem o balde numa tigela. É um balde de cerca de 2 litros... ainda é bastante alto. Espero ter ajudado.
  8. Olá Já há algum tempo que penso intervir neste fórum e até postar algumas fotos do lago que fiz no meu quintal, mas todos os trabalhos de bricolagem que tenho tido em mãos, e, ultimamente, o curso (aliado à preguiça) têm-me impedido. Há até alguma injustiça em ainda não o ter feito porque tenho retirado deste fórum conselhos muito úteis. Contudo, depois de tantas vezes ter aqui lido críticas aos lagos de cimento, não posso deixar de fazer um reparo a um erro que vejo aqui várias vezes repetido, e que é, provavelmente, a causa porque muitos lagos de betão racham. Frequentemente verifico que ao contrário do que se deve fazer muita gente separa o ferro das laterais do ferro das fundações! Quando ele deve ser todo contínuo. (eu usei malhassol) Como acontece, por exemplo, neste lago do Marcelo Cid http://www.peixemania.no-ip.org/ que, para além disso, e para vos dar um exemplo ainda melhor do que quero dizer, na base da ilha suspensa em vez de dobrar o ferro que sobrou, cortou-o e fez depois uma malha que atou com arame aos ferros que vinham da base! Isto diminuiu muito a resistência da base (queria inserir aqui umas imagens do que digo mas não sei como)! Para além dos cuidados com o ferro, há que ter algumas cuidados também com a betonagem/concretagem/cimentação, como lhe queiram chamar. Também deve ser feita em contínuo para não haver rachas na ligação das laterais com o fundo, e nunca se pode deixar secar muito o cimento/concreto/betão até voltar a colocar mais nessa zona, porque a porção seguinte já não irá aderir convenientemente, estas fissuras só são visíveis quando já tem uma certa dimensão, a que chamamos rachas, mas a verdade é que elas existem desde o momento em que a aderência de uma porção à outra não foi a mais conveniente! (o tempo de secagem depende muito da temperatura ambiente, com temperaturas muito quentes não se deve betonar/concretar/acimentar NADA)! Se tivermos dúvidas se vamos conseguir fazer o lago sem deixarmos secar algumas partes antes de voltarmos lá, é preferível que arranjemos mais um amigo (difícil?) ou contratemos alguém. Há outras questões que podem levar a que apareçam rachas como uma quantidade exagerada de água relativamente à quantidade de cimento. Espero ter ajudado. Parabéns a todos pelo excelente fórum. Parabéns especiais à Nisuki, pois aqui em casa o que acontece é a minha mulher ver qualquer coisa no fórum e dizer: -Anda aqui ver uma coisa tão fixe para tu fazeres! Bem hajam. O marido da Maria João
  9. Caro Tio Ayres, Os peixinhos estão a desenvolver-se bastante bem mas, mesmo assim, segui o seu conselho e comecei a dar-lhes artémias, até porque já veio uma nova postura. Parece-me que corro o risco de ficar com um lago sobrepovoado, mas eles que são peixes, eles que se entendam. Tenho mantido o UV desligado, mas acho que eles vão combatendo(comendo!) o verde. Alguns já estão bem grandinhos e já tentam comer a comida dos grandes. Muito obrigada pelos seus conselhos.
  10. Olá a todos. Gostaria que alguém me ajudasse neste dilema: os peixes do meu lago tiveram filhotes. Como o lago tinha pouquíssima sombra, tive que comprar um filtro UV para a água não ficar transformada em "sopa de ervilhas", mas desde que me apercebi do nascimento dos "gaiatos" desliguei-o, por achar que, provavelmente, o filtro destruiria o alimento para eles. Alguns dos "putos" já têm cerca de um centímetro, mas continuam a só comer o que apanham nas paredes do lago. Alguém me sabe dizer se posso ligar o filtro, ou devo esperar que eles cresçam e comam granulado como os pais, que, penso eu, são alguma variedade de carassius auratus? Desde já, obrigada pela vossa ajuda.
  11. Muito obrigada a todos por terem posto ao meu dispor aquilo que sabem. Embora de formas diferentes, todos ajudaram e o benefício foi dos meus peixes. Espero continuar a aprender com todos vós. Uma vez mais, muito obrigada.
  12. Fiz há pouco tempo um lago no quintal e decidi pôr lá uns peixes. As carpas adaptaram-se lindamente, mas os dois kinguios ( 1 oranda e um "cabeça de leão") não me parecem estar a adaptar-se. Mantém-se quase sempre à superfície e parecem ter dificuldade em nadar. Alguém me pode dar umas dicas sobre o que fazer para que eles se sintam bem no lago com 5000 litros de água? Ou devo tirá-los de lá e separá-los das carpas? Agradeço qualquer sugestão, pois sou completamente inexperiente em peixes.