Pois é pessoal comprei um desses amarelinhos (por acaso até nem é muito amarelo) para tentar controlar á praga dos gupies, ontem comprei outro para fazer casal escolhi-o bem na loja porque acertei em cheio, quando o soltei no aqua passados 5 min já se tavam a reproduzir, o macho fazia a corte á femêa roçando energeticamente com a parte urogenital no cascalho, depois reparei que a femêa cuspia os ovos para a frente do macho k os ia apanhando na boca, um facto estranho k reparei foi no macho apareceu uma mancha acastanhada mais escura sobre a mandibula pensei aprincipio ser algum sintoma de doença mas creio ser normal do acasalamento, neste momento passa o dia como k amastigar algo k será para arejar os ovos,
não creo vir ater suçesso nesta primeira vez, até porque tenho o aqua super povoado com gupies e cauda de espada se bem que o macho se não tou em erro tomará conta das crias os cauda de espada de certo vão fazer asneiras mas também não tenho onde os colocar já tenho 3 aquas e não compro mais.
Tentei tirar fotos no momento do acasalamento mas como tenho a agua tratada com azul de metileno não era possivel a focagem pelo k me lembrei depois de filmar mas já o processo tinha acabado, mesmo assim aqui fica o video e é possivél ver a tal mancha mais escura no macho.
Daqui a 2 ou 3 dias dou novidades.
Se alguem tiver alguma sugestão a dar é sempre bem vinda porque estou a iniciar-me neste tipo de peixe.
http://rapidshare.de/files/16241275/CIMG0405.AVI.html