Boas!
Deixo aqui umas fotos da minha primeira criação de escalares.
Foi no dia 20 de novembro que o meu casal de escalares resolveu fazer uma postura no tubo do filtro. Nem sei quantos ovos foram postos!!
Os pais zelosos, estavam sempre a guardar os ovos. Pensei eu que talvez conseguissem safar-se, e ser criados pelos pais. ( afinal tenho um aquario de 1.5 metros e 450 litros ben plantado)
Entretanto, era inevitável que alguns alevins fossem sugados pelo filtro... mas esperem...
Bem, num dia chego a casa e nada de alevins. Desapareceram todos. Enfim, foram comidos pelos outros peixes ( apistogramas, neons, nariz de bebado e outro tetras). paciencia. Para a proxima saco-os a todos!!
Bem... em desespero, fui ao filtro... e encontrei 13 alevins vivinhos da silva repartidos no 2 tabuleiros! saquei-os e coloquei-os numa caixa plastica ( de onde veio o meu telemovel).
Dei-lhes artémia recém eclodida e como aquilo tratava-se um mini aquario, tinha de mudar a agua todos os dias, muitas vezes duas vezes ao dia. Os pontinhos amarelos perto dos alevins é artemia recém eclodida!
Bem, passados quase dois meses, os alevins já estão na rede criadeira, onde tem agua corrente, comendo artémia ( adoram), ovas de lagosta, larva de mosquito seca e moida, e em menor escala, comida em flocos. E de alevins, já não tem nada! já são juniores!
E eis os pais, escalares leopardo:
Nota mental: Para a proxima retiro os alevins todos...
tenho um aqurio de 1.5 metros, 450 litros, faço as TPAS com agua de osmose, a condutividade é de 50Microsiemens ( tenham atenção a este parametro, que muitas vezes aparece niglegenciado...)
Alimento os peixes com larvas de mosquito liofilizadas, artémia recém eclodida viva, ovas de lagosta congeladas, dois tipo de flocos e Pellets da JBL.
Filtragem mecanica com EHEIM 2227.
Aquario plantado com predominacia de salvinia, valisnera, musgo e feto de java. Tb algumas anubias.
cumprimentos,
JBrito