Bom dia a todos.
Há já muito tempo que ando para partilhar esta informação, mas por uma ou outra razão, ainda não o tinha feito. Uma vez que tenho tido imensa gente a perguntar-me o que é que eu tenho nos aquários e ficam muito surpreendidos, resolvi que chegou o momento de divulgar.
Há uns 15, aproximadamente, tinha um aquário de 120L com uns 5 ou 6 Discus (e 1% da informação disponível que há hoje) e resolvi fazer uma experiência. Basicamente, essa experiência consistiu em:
- comprei um filtro exterior para eliminar o filtro de decantação (a típica caixa preta) que tinha no aquário. Antes de a retirar, lembrei-me que poderia utilizar os dois ao mesmo tempo, ligados entre eles. Ou seja, no local da bomba do filtro interior, coloquei o tubo de pesca do filtro exterior, utilizando assim o interior como filtro mecânico e o exterior como biológico => diminuindo consideravelmente a manutenção do filtro exterior e aumentando a estabilidade bio quimica da água.
- não satisfeito, pedi ao meu pai para me fazer uma estrutura em ferro, mais alta uns 50cm que o aquário, e construí uma pirâmide em vidro. Essa pirâmide coloquei-a invertida (com o "bico" para baixo) e enchi-a de cerâmica e biobolas. O objectivo foi fazer desse filtro, um filtro seco-húmido onde entrava a água do filtro exterior. Ou seja, filtro interior mecânico -> filtro exterior biológico -> filtro seco húmido -> aquário.
- mas eu queria mais! e então resolvi fazer uma base em vidro para colocar por cima da base da pirâmide, onde poderia colocar plantas, pois todos sabemos que os melhores filtros que podemos ter num aquário, são as raízes das plantas. E eis que o meu santo pai, que nada percebe de aquários, me diz para colocar batata doce. Batata doce??? Mas o homem enlouqueceu??? Quer que eu ponha batata num aquário??? E pus, quanto mais não fosse para lhe fazer a vontade, uma vez que sempre me ajudou com esta história dos aquários!!!
O resultado foi surpreendente: em menos de 2 semanas, tive a água mais cristalina que alguma vez vi na vida (mesmo). A batata doce começou a lançar troncos enormes, a crescer 10-15cm's por dia, e as raízes estavam tão grandes que já entravam no aquário. A capacidade de filtragem da batata doce é tão grande que tem sido uma aliada minha ao longo destes anos. E acreditem, já me safou de algumas situações bem complicadas.
Não sou de esconder nada, aliás, partilho tudo o que sei, mas esta questão da batata, não me perguntem porquê, nunca a divulguei a não ser com amigos.
Deixo algumas fotos das batatas que tenho actualmente em alguns aquários:
As raízes formam um novelo tão denso que se tornam abrigo natural para os alevins.
Para reduzir compostos azotados é maravilhoso. E nunca fiz testes, mas acredito plenamente que também consome fósforo e, portanto, reduz fosfatos, os principais responsáveis pelas batalhas injustas e desgastantes com as algas...
É um filtro poderosíssimo e o mais económico que conheço!
Abraço,
Vitor Melo