Exactamente, a toxicidade dos nitritros é mais elevada para PHs baixos,no caso do meu aquário nem há conversão mensurável de amónia em nitritos.A água aqui tem pH>8, a dureza nem me dou ao trabalho de medir, basta ver pela máquina de lavar.
Setup: Substrato tropica
Plantas: Hemianthus micranthemoides, eleocharis mini, cardamine lyrata, fissiden Fontanus, musgo christmas, anubias barteri, e uma que n me lembro.
FLutuantes:riccia fluitans, limnobium leavigatum
Luz 55 w PLL controlo manual
Co2 desligado, com um KH de 1 qualquer oscilação na concentração de CO2 faz variar muito o pH
As plantas flutuantes fazem uma diferença enorme principalmente a limnobium e são excelentes indicadoras da quantidade de nutrientes no aquário porque param de crescer assim que as concentrações destes baixam. Convém relembrar que que as plantas são muito mais rápidas a assimilar a amónia que os nitratos, por vezes dezenas de vezes mais rápidas. Se não tiverem nada para fazer leiam o artigo abaixo sobre a assimilação de compostos do ciclo do azoto
http://www.weriguam.org/docs/reports/10.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672008000400023
Na minha opinião cada caso é um caso e não se pode meter tudo dentro do mesmo saco, não faz mal fazer as coisas de um modo um pouco diferente se se conhecer as condições específicas do aquário. Se não se quiser ter trabalho joga-se pelo seguro e instala-se o estámine todo, o que interessa é ter a peixarada contente.