Boa noite a todos,
neste momento tenho dois aquários, ou melhor, um aquário (100L) e uma amostra (Biorb 60L). Como está na minha apresentação, o Biorb foi uma má escolha, reconhecida cá em casa, ao nível do que chamamos de aquario, porque como peça estética é interessante e foi isso que nos chamou a atenção e nos fez comprar. Só que o gosto vai crescendo, o Biob vai-nos matando os peixinhos e nós ficando cada vez mais tristes e frustados. Até que chega o dia em que a minha esposa decide oferecer-me "o" aquário.
Este aquário, de 100L, já me fez explorar um pouco mais o universo da aquariofilia. Está montado desde Março e até agora nada a assinalar e tudo a correr bem. Assim que der colocarei fotografias do meu "pocinhas".
O meu pedido de ajuda vai para o Biorb. Inicialmente, vem com umas pedras para o fundo, e aquilo era um acumular de porcaria que não imaginam, sendo que o sistema de filtragem dos Biorb não é dos melhores. Comecei com uns peixitos, principalmente goopies e mais uma ou outra espécie e foram aos poucos todos à vida.
Neste momento já alterei o fundo, está com areão, no entanto tenho de manter algumas das pedras iniciais de volta do filtro, porque o filtro é no fundo do aquario e o areão tapa por completo o filtro e não deixa o ar circular. O aquário tem agora um telescópio, um da família das carpas (não sei ao certo qual é) e um limpa fundos. O problema e do que preciso da vossa ajuda, porque não quero deixar o aquário e quero fazer disto uma batalha em que quero vence-la, ou seja, quero por o aquário funcional, é que os niveis de nitratos e nitritos não baixam. Nos ultimos 4, 5 dias morreu um telescopio e outro das carpas, já fiz 3 TPA's, acrescentei liquido das bacterias e não há meio de nos testes ficar tudo impec.
Agora vou querer alterar o sistema de filtragem, colocar um filtro como deve ser e colocar umas plantas naturais, que as que tenho são plásticas. Na vossa sapiência e experiência acham que é o suficiente ou necessito de mais?
Obrigado e desculpem o testamento, mas quero mesmo "salvar" os peixinhos e pôr aquilo funcional.