Já agora vou tentar explicar ao máximo tudo.
Eu como pessoa sou muito observador, é característica e passo horas a olhar para o aquário ( até porque está no móvel em frente ao sofá lol.
Os primeiros 10 dias foram perfeitos em termos de ambientação dos peixes. Pareciam felizes, brincalhões, e muito unidos... Após a 3ª leva de peixes, do nada, começou o problema ( que pode até nem ter haver, ser somente uma coincidência). Achei logo no dia a seguir alguns peixes amorfos, mais parados e mais ao cimo de água...
Do nada vejo uma coisa preta pequena no meio das plantas... No mesmo dia de noite, enquanto andava sempre a ver se via o alevim, encontrei um mais pequeno já esbranquiçado a boiar.
Uma Molly as bolinhas, ficou estranha e emagraceu ( julguei até ser a grávida), cabeça quase sempre caída e respiração anormal/ofegante.
Alguns dos peixes, começaram a parar muito sempre ao cimo da água. Os Guppys que são muito pequenos foram dos que nunca vi qualquer alteração do comportamento. Os Platys morreu um, mas no geral aparentaram estar mais ou menos. Os Mollys tirando uma branquinha balão, pareceram os mais afectados, mais parados. Morreram dois.
Depois de morrer a molly que eu julgava ter sido a que estava grávida, não morreram mais peixes. São tudo coisas que vou pensando... Sei lá.
Pergunto-me se a oxigenação que tenho chega... Mas pelo que li o meu filtro é suficiente... É externo da e para aquários até 150 litros ( embora pelo que li até estou no limite, pois se tenho 60 litros e o filro dá até 300 lts/horas, dá as tais 5x mais que li que era aconselhável).
Estou com algumas dúvidas nas trocas parciais de água, de como retiro e como ponho... Devo por algum produto? Sai da torneira e vai para dentro? Deixo 24h num garrafão aberto? É muito difícil saber exactamente o que fazer, procurando não correr erros que façam mal aos peixes, por estupidez minha...