sabino

Membro
  • #Conteúdo

    100
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

2 Seguidores

Sobre sabino

  • Aniversário 01/19/1988

Formas de Contacto

  • MSN
    luis_sabino@hotmail.com
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

Quem visitou o meu perfil

2766 visitas ao perfil

sabino's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. sabino

    Algas verdes filamentosas

    Tenho a agua a 27º, 1 w/l de luz, co2 com fartura, no3 a 20mg/l, po4 a 2mg/l... melhor é impossivel. Continuo sem obter resposta a pergunta inicial...
  2. sabino

    Algas verdes filamentosas

    (este post saiu repetido, sorry)
  3. sabino

    Algas verdes filamentosas

    Olá, Não, não resolve temporariamente. O problema é um equilibrio entre os nutrientes NPK, mas as algas sao tantas que mesmo com a luz, a fertilização e o CO2 adequados as plantas têm dificuldade em desenvolver e em competir com as algas. A partir do momento em que eliminar as algas, nas condições adequadas as plantas assumem a liderança e já nao deixam que estas se desenvolvam, o problema é faze-lo e arranca-las nao basta, colocar peixes a comer está fora de questão e quimicos tambem... continuei sem perceber com que frequencia se adiciona os 5ml por cada 100l...
  4. sabino

    Algas verdes filamentosas

    Obrigado pela resposta mas fiquei na mesma... Os 5ml por cada 100l de agua são para adicionar quando? Todos os dias? A cada tpa? De 2 em 2 anos?
  5. sabino

    Algas verdes filamentosas

    Olá, quando referem 5ml de agua destilada por cada 100l é por dia?
  6. Olá, fica uma foto do estado actual deste aqua. Ainda não passou um mês desde a data da montagem e nota-se um desempenho perto da perfeição da calha DIY e do substrato (terra de jardim) e areão. Das 3 plantas que estão no aqua (rotala macrandra, glosso e blyxa), duas delas estão complectamente a bombar (glosso e rotala). Já a blyxa nem por isso e só agora está a mostrar sinais de vida. Houve um pequeno surto de algas nas primeiras semanas da montagem, nada de anormal e de preocupante e que eu já nao esperasse, até porque algumas plantas que coloquei no aqua ja tinham algas!. Parte destas algas instalaram-se sobre as folhas da blyxa e talvez por ser em menor quantidade (são só 2 ou 3 pés) e por ser talvez a planta que mais tempo demora a adaptar-se a novas condições, só agora está a começar a responder com pequenos rebentos e com as algas a morrer. Espero em menos de um mes ter tambem esta planta a bombar como as outras. Está para breve mais uma poda nas rotalas (sim já podei varias vezes). Estou a adicionar co2 caseiro. Duas garrafas colocadas com alguns dias de espaçamento. Para estas plantas, uma acho pouco, duas torna-se excessivo. Desta forma, nunca tenho duas garrafas com o máximo gás, nem duas sem gás. Quando uma perde totalmente o gás a outra ainda está a meio e enquanto se substitui uma o aqua nao fica sem co2 já que o processo demora algumas horas e não é so abrir a torneira como no pressurizado. Para já apenas fertilizo com fosfato de potassio, potassio e ferro. Os nitratos ainda estão altos o suficiente e os restantes micro nutrientes "calculo" que por enquanto estejam presentes o q.b. no substrato. A ver se a proxima foto é mais decente e com os vidros limpos. Aceitam-se criticas e sugestões.
  7. Olá a todos, sim o filtro é um 150, dá para aquas ate 130l, penso ser mais que suficiente e nao creio que vá faltar filtragem biologica com o matagal que eu espero ver formado daqui a uns tempos. a questão do hardscape, eu reparei logo que as pedras eram pequenas e que iriam acabar por ficar tapadas, nada que eu já nao saiba, mas de momento foram as que arranjei e os inertes para mim é secundário. quanto ao tapar as laterais da calha, só ainda nao o fiz porque ainda nao consegui pensar em nenhuma forma "Pro" de o fazer, e para estragar a calha ou deixa-la com um ar menos "Pro" e mal acabado so por dizer que está tapado mais vale estar quieto. De qualquer das formas a luz que sai pelas laterais nao me incomoda. Ando nisto dos aquas desde 2006, nao estou propriamente a começar mas tambem nao sou veterano como alguns de vos.
  8. Olá, A terra nao me lembro o nome ao certo, acho que é Siro, ou algo do genero. Sinceramente nao liguei a isso, foi a primeira que vi na prateleira do Aki em sacos pequenos. Não fiz qualquer preparaçao. O areão encontras em qualquer loja de animais, ou na Scalare em Setúbal onde mandei fazer o aqua. A chapa é o mais dificil de encontrar, eu comprei numa casa em Setúbal que faz caixilhos, portadas de aluminio, janelas e coisas do genero. Chama-se caixisado ou qualquer coisa do genero. Neste caso era uma sobra que eles la tinham.
  9. Este 2 post é um engano, queria editar o anterior para corrigir uns erros e nao adicionar resposta, deve ser do sono
  10. Olá, venho aqui deixar-vos mais uma montagem, como alguns sabiam de ler o topico do outro aquario, estava-me a apetecer muda-lo mas como achei que ainda nao está no "ponto" e a paciencia para uma obra nova tambem nao era muita decidi criar algo mais pequeno. Por outro lado queria um aquário aqui ao pé do pc, o que me tambem me levou a deixar estar quieto o da sala e fazer um aqui. De acrescentar que queria algo o mais low cost possivel, poderia ser ainda mais low cost mas como tambem quero alguma qualidade este foi o melhor racio que encontrei. Passando ao que interessa: Aqua: 60x40x35 Termo: Jager 75w Filtro: Eheim liberty (o intermédio) Calha: DIY 2x36w CO2: Caseiro (por enquanto) Areão: Preto Substrato fertil: Terra de jardim do Aki. Material da Ada e da Elos é para meninos!... com t€mpo Inertes: uns xistos so para enfeitar e para "treinar" um pouco o hardscape. Fiquei-me pelas pedras pois dao menos trabalho (nao flutuam inicialmente, nao precisam ser tratadas, nao turvam a agua, etc etc) Fauna: por enquanto nada, está a ciclar. Flora: decidi colocar apenas 3 plantas algo exigentes: glossoestigma elatinoides (tapete), blyxa japonica (meio), rotala macrandra (fundo). Vamos a ver no que dá.. Estando o aqua a caminho, era altura de fazer a calha: comecei por tirar medidas e dobrar as chapas: duras que nem chifres!!!! de modo que tive que fragilizar um pouco com o que havia em casa mais a mão Aqui ja pronta: A chapa de cima comecou por ser dobrada encostada ao poste do candeeiro da rua! (para fazer de molde) Decidi colocar uma lampada com 6500k e outra com 8000k, nao sei bem porquê mas gosto desta cor e acho que funciona com as plantas. Chega o aqua e vai para o sitio: Hora de fixar a calha, com esquadros de parede. Pensei em pendurar mas achei que ia ficar um pouco apertado pois o tecto é o sotão. Material reunido e toca a montar. Colocação do substrato e respectivo areão: As ditas pedras: Hora de plantar e encher: Um dia depois: Dois dias depois (hoje): Por agora é tudo, aceitam-se criticas e sugestões
  11. sabino

    Drukkie

    hugo já pensaste que a adição de mais flora, em vez de te arruinar o layout como referes, talvez o melhorasse? adicionando mais fetos/musgo/etc, o conceito de low-tech manter-se-ia (continuarias a não necessitar de co2, de mais luz ou de fertilizar) se gostas do aqua assim é o que interessa mas se fosse meu já estava atafulhado de plantas (dá para ver pelas minhas montagens).
  12. Olá a todos, MariU, obrigado mas não acho tao bonito quanto isso. Ainda assim por muito bonito que seja ao fim de um tempo cansa entrar na sala e ver sempre a mesma coisa. Só ainda não mudei por duas razões: primeiro porque não tenho paciencia para fazer uma montagem nova nesse aqua. 2º porque o layout como repararam sofreu uma mudança (das tais vallisnerias) e acho que ainda não está "no ponto". Este está para ficar mais uns tempos mas como acho que não está no ponto e me apetece mudar não tendo tanto trabalho posso adiantar que vem aí uma montagem mais pequena (84l brutos), ainda ando a estudar a coisa.
  13. sabino

    Drukkie

    Boa noite, o facto de adicionares uns certos requintes ao aquário nao quer dizer que nao continue um "low cost" ou "low tech" ou como lhe chamas. Com tão poucas plantas, obviamente não notas falta de co2 nem de fertilizantes, quase nao tens flora como queres notar? Mais uns tempos talvez notes é falta de saúde nos peixes. Se adicionares mais musgo, anubias, cryptos, fetos, entre outros, continuas a ter o mesmo trabalho de manutençao e os mesmos custos que tens agora. Já vi que o fizeste com fetos e estás no bom caminho mas na minha opinião acho que continua pobre em termos de flora, não tenhas medo de encher isso de plantas acredita que ficará muito melhor.
  14. sabino

    Drukkie

    Não leves a mal mas...sinceramente acho muito pobre. Para o hardscape até que tiveste jeito mas tem muito poucas plantas e um "ar" pouco cuidado. Mais ainda, nesse aqua nem me atrevia a colocar peixes. A minha sugestão para isso ficar decente: - Retira tudo - Coloca um substrato fertil - Volta a colocar o hardscape tal e qual como está (até está porreiro) - Coloca mais plantas e de crescimento mais rápido A minha sugestão para ficar mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo decente: - Todos os passos anteriores - Coloca mais iluminação - Coloca co2 - Fertiliza - Coloca uma planta de tapete (glosso ou emianthus calitrichoides cuba por exemplo) - Adiciona camarões, uns reds por exemplo para começar. - Se tudo correr bem e as plantas começarem a bombar entao colocas os peixes (no maximo 5 pequenos) A minha sugestão para remediar: - Retira os peixes - Enche o aqua de fetos, musgos, anubias, entre outras plantas que não requerem cuidados de maior. - Se notares as plantas a evoluir coloca camarões para começar.
  15. sabino

    Sexy Tanga

    E umas plantinhas?