flip35

Membro
  • Tópicos

    4
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por flip35

  1. flip35

    Neritina natalensis

    Boas João. Para ser sincero... não sei. Mas entretanto consegui fotografar o fenómeno... A casca (ou concha?) abandonada e se repararem à direita está aquela membrana escura que eles têm quando se escondem dentro. E duas fotos do bicho, tiradas quando ele estava numa folha nas traseiras do aquário, por isso a definição não é das melhores... Bom, para já ele anda realmente feliz da vida. E sem a casa às costas, desloca-se muito mais depressa e vai a sítios onde não ia antes (a folha é um deles). Felizmente não tenho ainda peixes que apreciem petiscos veraneantes ( ), porque sem a protecção da concha, o bicho está muito mais vulnerável. Abraços.
  2. flip35

    Neritina natalensis

    Bom... Estou mesmo... Estou a iniciar o ciclo num aquário de 70cmx30cmx40xcm onde tenho algumas plantas e decidi (vai para 3 semana) habitá-lo com um casal de mollys e duas Neritinas. À uns dias reparei que uma das Neritinas estava imóvel de "papo para o ar". É sabido que estas têm um comportamento no mínimo estranho... parece que só se mexem quando não estamos a olhar. :-D Acabei por virá-la para baixo, mas passadas 48h continuava sem se mexer. Hoje... ...reparo que tenho um novo ser a passear pelo aquário... tipo lesma... mas com o formato da concha às costas mas mais pequeno. Ela anda ali feliz da vida mas sem concha. É normal? Está condenada à morte? Ou... ...será que vai voltar para casa? Agradeço a atenção dispensada.
  3. Obrigado pelas boas vindas. É incrível o crescimento deste fórum desde o meu registo. Quando te referes a 1.5 presumo que te referiras a anos, certo? O carvão já está de lado. Fui nas instruções do filtro e o resultado é que realmente nunca tive muita sorte com as plantas. Espero que a situação mude de figura. Quanto ao meu filtro optei mais uma vez por ignorar as instruções do fabricante e decidi pôr de baixo para cima: 1º cesto - Esponjas de poros largos (de origem) e uma pequena camada de lã; 2º cesto - Cerâmicas porosas; 3º cesto - lã. Não enchi o cesto com receio que aquilo oferecesse demasiada resistência ao caudal. Mas a verdade é que o saquinho de carvão resistia muito mais e fiquei com um caudal brutal. A minha dúvida prendia-se com o trocar os conteúdos dos 2º e 3º cestos, mas na loja disseram-me que a lã nunca deveria ficar a meio... :D Parece-me que faria mais sentido... Que acham? Obrigado.
  4. Boas pessoal. Tive o meu aquário parado vários anos e decidi pô-lo em marcha, agora que o meu puto de 8 anos também se começa a interessar pelo tema. Uma dúvida que sempre tive e que após ler vários tópicos relacionados com o tema continua por esclarecer é a ordem com que colocamos o material filtrante. Segundo o manual do meu filtro (Fluval 203), os três cestos de cima para baixo deveriam ser preenchidos com Filtragem Mecânica (Esponjas), Filtragem Biológica (Tubinhos de Cerâmica) e finalmente Filtragem Quimica (Carvão). No entanto, segundo o diagrama a água circula dentro do filtro de baixo para cima, obrigando a água a passar em último lugar pelas esponjas. Sem entrar na questão do carvão (que desta vez não vou utilizar), será esta a ordem correcta? Já agora aproveito para perguntar: É necessário substituir periodicamente os tubinhos de cerâmica? Obrigado desde já.