Obrigada pelas dicas/concelhos Paulo SS Conceição.
Realmente ando um pouco perdido por este mundo dos invertebrados.
Peço desculpa pelo engano acima realmente queria dizer Neocaridina mas pensava que pelo menos os Red Cherrys eram Neocaridina Heteropoda var. red como referido nessa ficha Red Cherry.
Sim também penso que os caracóis fazem falta pois estes camarões não têm o hábito de limpar nem os vidros, nem as algas. Vou pensar em adquirir uns 3 ou 4 que goste nas lojas aqui perto. (ou é preciso mais?)
Bem eu digo que tenho medo em colocar lá peixes pelos tópicos aqui do fórum, porque eu antes de fazer esta pausa que foi de 4/5 anos neste pequeno aquário eu já tive camarões juntos com peixes e não tive qualquer problema.
O line-up era mais ao menos o seguinte: a decoração, o filtro e o aquecedor são esses referidos no inicio do tópico, como iluminação tinha apenas um candeeiro comum de casa com uma lâmpada economizadora normal.
Flora - 1 ou 2 pés de qualquer tipo de planta que eu conseguisse arranjar dos meus colegas.
Fauna - 5 Caridina Japónica (pelo menos foram-me vendidos como tal), um casal de Neon Rosa, 4 Ampulárias Douradas, 1 cobra Khuli, 2 Corydoras aeneus, 1 Ottocynculus affinis, 1 ancistrus e 1 Tubarão (na loja dizia Tubarão Martelo).
Nem uma semana passou e o tubarão e o ancistrus saltaram fora do aquário e encontreios secos no chão, na altura não achei muita piada pois só esses 2 tinhamme custado tanto como os outros todos juntos. Mas agora percebo que era bicharada a mais e até foi bom pois os outros durarão 1 ano todos juntos em perfeita harmonia, sem nunca ter acontecido nenhum problema. Cheguei até a ter a sorte de conseguir reproduzir os Neon Rosas, semanalmente fazia testes à água e os valores estávam sempre todos impecáveis.
Infelizmente tudo isso acabou quando a empregada de limpeza que tinha na altura resolveu entornar a garrafa de liquido para limpar os móveis para dentro o aquário e matoume a bicharada toda. Fiquei triste e foi por isso que fiz a pausa.
Bem voltando ao tópico...
Eu pensei que pudesse juntar várias variações de Neocaridina Heteropoda (ou Davidii, agora não sei o que lhes chamar) pois pensei que a única diferença fosse mesmo a cor, e o único problema que via era as cores das futuras posturas. Mas sendo que não é aconselhável acho que vou apenas optar pelos Red Cherry pois um amigo meu disse que lá tinha uns quantos para mim :D
Se optar por colocar peixes esses Tetras Embers pareceram-me uma boa possibilidade. E já agora se decidir colocar qual o limite? 5/6 máximo certo?
E sem querer abusar gostaria de perguntar de novo o que me aconselhavam para a iluminação e se devia ou não colocar CO2 ?? pois quero obter aquele equilibrio entre os invertebrados e as plantas.
Mais uma vez agradeço as suas dicas.
Cumps,
Rodrigo Rodrigues