"Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o volume de chuvas foi menor do que o esperado, porém, no mês de março, pelo menos 200mm de chuva foram foram registrados na capital, o que também influencia nas cheias. Em abril, é esperado, 300 mm, o que é considerado normal nesta é época, e em maio começa o período de convergência”, falou Dalla Rosa.Nesta terça-feira, a cota do Rio Negro chegou a 26,77 m. As águas estão subindo em média 6cm por dia, de acordo com o Serviço Hidrológico do Porto de Manaus."
in D24am
Boas, Nuno
Estão a começar as cheias no Rio Negro...Lá vêm as TPA's e as variações nos parâmetros.
Uma coisa que tenho andado a magicar é que o caudal do rio varia, consoante a profundidade... Também haverá parâmetros diferentes a diferentes profundidades.
Embora nas inundações, o fundo seja um pouco revolvido, creio que os parâmetros da água possam ter valores bem diferentes consoante a profundidade do rio. Ou seja, quanto mais superficial, mais destilada.
A que profundidade ficarão os "nossos" peixes, na altura das cheias? Em princípio irão procurar águas mais profundas (digo eu)...
Dada a escala tão diferente, é claro que nunca se consegue reproduzir fielmente um rio com um aquário, mas a questão da filtragem é sempre complicada.
No teu caso concreto não vejo por onde sai a água do aquário para o filtro.
Será que não faria diferença a altura a que essa entrada estivesse?
Ou seja, para tentar imitar o melhor possível esta estação das cheias, será que consegues fazer um fluxo superficial maior, deixando o fundo com um fluxo menor, por forma a não agitar muito as folhas?