Olá
Instalei no meu quintal um micro lago, com dimensões 0,9x0,4x0,2. O objectivo era ter lá rãs, já que fazem bem à horta. Arranjei uma espécie de modelo de piscina em miniatura, que foi instalado num espacinho do meu quintal
Resolvi depois acrescentar mais um vaso cheio de água, à semelhança dos nano-lagos do Miguel Figueiredo (cuja experiência me inspirou a fazer isto), ligando tudo através de uma pequena bomba solar.
Não tenho qualquer filtro, tendo optado por colocar bastantes pantas boas para o efeito (dentro das limitações do tamanho do lago).
Após muito penar para arranjar algumas variedades (nomeadamente Vallisneria tortofolia), o estado do lago é atualmente este:
Enquadramento:
A nível de plantas, tenho o fundo do lago mais amplo com as ditas Vallisneria tortifolia, mais dois pés de Hydrocotile leucocephala. A nível de flutuantes tenho um jacinto de água, e Lenma e Limnobium laeviagtum agrupados em ilhas para aquilo não se espalhar pelo lago todo. No fundo do vaso tenho também um nínfea e uns pés de elodea.
As plantas marginais não sei com certeza absoluta quais são, embora me pareça que uma delas é uma planta do género Equisetum. A outra foi oferecida e disseram-se que era um lírio. Á direita do lago substituí as clíveas por fetos, mas parece que eles não se adaptaram muito bem. Vamos ver se com o tempo vingam.
Para além do que aqui tenho, queria ver se ainda arranjava uma Anubia barteri nana ou petit, para amarrar ao tronco que tenho submerso. E talvez uma ou duas alfaces de água.
O meu lado já tem um habitante, Fred - a rã, mas que não consegui fotografar.
Quem me deu a rã disse para levar um bocadinho de lodo que tinha lá vários bichinhos para ela se alimentar. Parece que os ditos bichos se multiplicaram bem, que estão agora em toda a parte.
Alguém sabe o que isto é?