Boas.
Meti-me na construção de um aquário e preciso de ideias para resolver uma ou outra situação.
Aqui vai o histórico por imagens:
O plano inicial:
O aquário acabou ficando um pouco mais longo, ocupando uns 5,7m do muro. O vidro da frente fica a uns 2,2 m do muro e a altura varia entre os 0,85m à direita e os 1,35m à esquerda, porque o terreno descai um pouco.
Não fiz o nivelamento do terreno porque, para além de sair do orçamento, não só não me pareceu necessário como até acho piada à diferença de alturas. No topo, os vidros vão estar nivelados, claro.
O vidro da direita e o do meio têm 250cms x 80 cms e o da esquerda tem 246cms x 66 cms. A espessura é de 2 cms (aquilo é composto por 3 laminas de vidro com uns 6mm de espessura).
O problema agora é encontrar uma forma segura de os vidros se aguentarem sem prejudicar demasiado a estética da coisa.
Os vidros já deviam ter sido colocados esta semana, mas surgiram dúvidas quanto à segurança da ideia inicial que era colocar uma calha em aço inox no topo dos vidros e presa ao muro:
Mas parece que é demasiada pressão sobre a calha e o mais certo era aquilo não aguentar.
Já agora aqui fica o encaixe dos vidros em "L". Todo aquele murinho em cimento está preso com ferros ao chão, por isso em baixo a coisa tá segura.
A colagem dos vidros vai ser sempre uma colagem um bocado fraca, porque os vidros não se encontram em angulos rectos. O silicone quase que só vai vedar aquilo.
Eu tive esta ideia, mas também acho que não chega:
Uma ideia que funciona é construir 2 pilares para suportarem o vidro:
O que eu não gosto nesta ideia é que estraga bastante a estética da coisa. Isto era uma panorâmica continua e assim fica quebrada em 3 partes.
Por isso preciso de ideias rapidamente até amanhã. Se não surgir nada, lá vai ter que levar 2 pilares com uns 20 cms de largura.