Boas,
os meus aquários têm tampa. Há quem seja apologista de ter os aquários descobertos, eu defendo o oposto. 1º evita que os peixes possam saltar do aquário, 2º evita que impurezas, ou até algum objecto possa cair inadvertidamente dentro do aquário, 3º reduz as humidades no local onde o aquário está instalado, 4º reduz o nº de horas em que o termostáto está ligado, logo poupa energia, 5º reduz significativamente as perdas de água para a atmosfera, e há mais vantagens, mas para não ser muito exaustivo apenas aponto estas.
Em relação às TPA´s, retiras cerca de 20% da água, e acrescentas água "nova". Atenção que se for da torneira convém deixar repousar 24 horas para o cloro desaparecer. Deves também repor a água com uma temperatura próxima daquela que tens no aquário para evitar choques térmicos aos peixes.
Em relação ao PH, o que mata os peixes são as variações bruscas de PH. Se tens um PH elevado, não te aborreças com isso e adapta a tua fauna ao PH que tens. Os viviparos (gupys, mollys, espadas, platys) são um tipo de fauna que prefere águas alcalinas, mas há outras opções.
Em relação ao UV, existem também diversas opiniões. Eu tenho o meu UV ligado H24. Evita chatices e preocupações, e sobretudo poupo nos remédios e mezinhas. Prefiro ter peixes com menos defesas e vivos que peixes com muitos anti-corpos e mortos. Atenção que o caudal que passa pelo UV deve ser lento, pois quanto mais tempo a água está sob o efeito do UV, mais eficaz é a esterilização. A lâmpada do UV deve ser substituída pelo menos uma vez por ano.
Isto não é uma ciência exacta, como tal apenas te estou a transmitir aquilo que faço nos meus aquários, e tenho obtido bons resultados.
Cumptos.
Maurício