Boas
Eu tenho um projecto para um aquário + sump com cerca de 750l e a tua dúvida também me surgiu.
Acabei por colocar um tópico sobre essa questão neste e noutro fórum e até acabei por ser alvo de algumas críticas. No entanto acabei por ir à Câmara leventar o projecto de estabilidade, vigas, pilares e armaduras, o que me custou 20euros e umas quantas viagens, e mostrei a um Engenheiro amigo, Açoreano que trabalha em Lisboa.
No Natal ele esteve em minha casa a analisar o projecto e acabou por não conseguir fazer cálculos exactos porque me faltava uma planta com uma laje reforçada que ocupa cerca de metade da zona onde vou colocar o aquário. No entanto, ele garantiu-me que por mais contas que se fizessem, teoricamente, uma habitação nunca está calculada para aguentar cargas tão grandes. Mas também me disse que caso colcasse o aquário a placa não vinha abaixo, só que com o passar dos anos provavelmente iriam começar a aparecer pequenas fissuras na parede.
Por sorte tenho dois pilares que passam exatamente por detrás do aquário, um deles com laje reforçada que ocupa metade da zona onde vou colocar o aquário, laje, um outro pilar que passa a 30cm do aquário e uma viga que também passa a 30cm. Mesmo assim o Engenheiro aconselhou-me a amarrar o aquário aos dois pilares que passam por detrás dele, numa solução semelhante à do Diogo mas com parafusos.