João Cotter

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Sobre João Cotter

  • Aniversário 03/07/1973

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  1. O cartaz do curso: Para aproveitar o preço especial de inscrição para membros do Aquariofilia.Net, ver o post anterior!
  2. O curso de Iniciação à Aquaponia decorrerá em Lisboa na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa entre 16 e 21 de março de 2015. Pretende-se dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos de modo a poderem tomar decisões de investimento, desenhar e instalar alguns sistemas de produção. O que é a aquaponia? A Aquaponia alia a aquacultura (criação de peixes em viveiro) com a Hidroponia (cultivo de plantas sobre a água), funcionando num sistema fechado e dinâmico onde os resíduos dos peixes servem de nutrição para as plantas, e estas, por sua vez, filtram a água devolvendo-a em boas condições para os peixes crescerem saudavelmente. Destinatários Profissionais da agricultura e da aquacultura, investigadores, empresários, empreendedores, professores e estudantes nas áreas da biologia e agronomia, aquariofilistas e demais interessados na produção doméstica e/ou comercial de alimentos. Organização O curso Iniciação à Aquaponia resulta de uma colaboração entre a Aquaponics Portugal e o MARE Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (antigo Centro de Oceanografia da FCUL). A equipa de formadores desta ação de formação foi selecionada pelos conhecimentos científicos e experiência profissional nas áreas lecionadas. Mais informações Para obter mais informações sobre o curso, incluindo o programa, organização, equipa de formação e formalidades de inscrição, por favor, entre no site do curso: www.aquaponicsportugal.com Condições especiais para os membros do Fórum Aquariofilia O Fórum Aquariofilia.net estabeleceu uma parceria com a organização do curso, pelo que ao fazer a inscrição no curso, no formulário de inscrição selecione "Protocolos especiais" e insira o código FORUM e obterá uma redução de 25 sobre o preço de inscrição para particulares. As vagas para inscrições são limitadas e o prazo também! Organização: Parcerias e apoios:
  3. Boas, Tal como o Machado disse, também lá estarei e quem quizer revistinhas antigas (da ed. 1 à 34), envie um email para a bioaquaria a indicar quais as edições pretendidas (por 1€ cada) que farei chegar ao jantar as mesmas. Contas acertadas no próprio jantar. Boas Festas
  4. Boa revista.

    5 estrelas.

    Parabens pelo excelente trabalho

  5. Boas, Relativamente à marca mais fiável é difícil de dizer. O teste de cálcio da Sera costuma ser de confiança mas é impossível dizer qual destes está correcto... talvez comparando com um 4º ou 5º teste ou com um medidor de cálcio electrónico. Se o teste da Nutrafin estiver correcto significa que o cálcio está equilibrado com a alcalinidade. Se for outro teste correcto significa que existe um grande desequilíbrio entre o Ca e o KH. Abraço,
  6. Boas, Antes de fazer seja o que for, sugiro que meças novamente a dureza carbonatada (KH) e o cálcio em simultâneo. Tal como diz o Luís, experimenta outro teste de cálcio. Só depois é que poderemos ver qual a melhor medida a tomar. Se o KH estiver mesmo assim tão alto e o cálcio tão baixo, o melhor é usar cloreto de cálcio para equilibrar o cálcio com o KH Abraço
  7. Boas, Não conheço essas powerheads. Se no seu interior tiverem um veio de metal é preferível trocar por powerheads com veio de cerâmica porque os de metal são corrosivos e não inertes em água salgada. Quanto à circulação, para já é o suficiente... mais tarde convem acrescentar mais qualquer coisa, mas nada demasiado potente, já que as dimensões desse aquário são reduzidas. O foto-período não é importante nesta fase em que não há corais. As actínicas ligadas durante esse tempo até serão benéficas para o surgimento de alga coralina. Quanto às HQI praticamente só serão necessárias a partir do momento em que entrarem corais. Abraços,
  8. Caríssimos, Obrigado pelas vossas palavras. Infelizmente este aquário vai ser desmontado por motivos de mudança. Ainda não sei se irá ser uma desmontagem definitiva ou se uma mudança para outro local Abraços,
  9. João Cotter

    Subrustrato

    Dar até dá mas esse substrato teria a tendência a colmatar e acumular muito lixo no seu interior, além de que a sua eficácia em termos de dissolução de carbonato de cálcio nas zonas inferiores seria praticamente nula. É preferível optar por substratos com granulometrias bem calibradas e mais arredondadas. Abraço
  10. Obrigado António. Os mantis são crustáceos carnívoros e alimentam-se da mesma forma que os camarões carnívoros, tirando o facto de serem dotados de meios bastante eficazes para a predação! Basicamente eles comerão todo o tipo de comidas que possamos dar e ainda comerão eremitas, gastrópodes, pequenos peixes, outros camarões, desde que tenham dimensão suficiente para lhes fazer frente. Abraço,
  11. Tomás, Parabéns mais uma vez pelo projecto... vou dar as ajudinhas que conseguir, como já te disse! Depois falamos melhor sobre todas as ideias que saltaram... Eu sei bem o que é que custa pôr estas coisas a funcionar, não sabemos Domingos? Abraço,
  12. Oi Marco, Até podes fazer 20 litros e guardar durante meses se quiseres, desde que evites agitar para não entrarem bolhas por causa do CO2. Se o CO2 entra na solução ocorre precipitação e ficas com CaCO3 no fundo do garrafão. De qualquer modo, para teres a certeza de que a kalk ainda é rica podes medir-lhe o pH que deverá estar perto de 12. Abraço
  13. Oi Celso, Há uma microalga que estudei há uns tempos atrás muito rica em astaxantina - Haematococcus pluvialis - que é utilizada em rações para peixes de aquacultura, nomeadamente o salmão, para dar aquela coloração interna típica do salmão. Não sei se é a partir desta alga que alimentam os Cyclops na produção de CyclopEeze... Abraços,
  14. Olá Ricardo, Isso está de facto muito povoado. Há tempos que quero ver isso novamente ao vivo mas infelizmente das últimas vezes não foi possível... o tempo não abunda! Quando quiseres passar por aqui diz qualquer coisa! Já agora, vê-se muita Xénia no aquário ou é impressão minha? Esse sarco está impressionantemente grande!!! Abraço
  15. Olá Marco Fonseca, pH a 14 é impossível de conseguires no aquário . Pode estar muito alto mas duvido até que chegue perto dos 9,0. Por essa altura (pH=9) terias a água toda branca e tudo o que é vivo a desfazer-se . Se fosse a ti adicionava kalkwasser todas as noites de forma muito lenta (gota-a-gota) e a um ritmo menor que o da evaporação. Calibra o medidor de pH e vai controlando até teres a certeza que está tudo bem. O ideal é que o pH não vá acima de 8,3. Boa sorte,