brazuca

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  1. sal marinho em ifecções simples devem resolver o problema 1 colher de sopa pra cada 40 litros e almento de temperatura ja agora coloca fotos pra podermos ajudar melhor os sintomas... são ao os pontos? sal de cozinha tambem serve
  2. o ovo-pozitor da femea é bem diferente do espermapozitor do macho e isso nota-se a olhos vistos. se de duas femeas se trata-se, nesse caso os ovos fungariam muito mais cedo. vou temtar mudar o macho a ver o que da ganda abraço brazuca
  3. ph 7.0 dureza total = 4 dureza dos carbonatos=7 temperatura 30º 100 litros so tenho o casal abraço Brazuca
  4. Granda João es sempre muito atento e interessado ainda bem que ha pessoas como você por aqui Os peixinhos não chegam a nascer por coisas que ja li deveriam eclodir os ovos ao 3º dia mais nada até o 3º dia nada de fungos na verdade + ou menos 50 % so fugam no 4º dia não sei o que se passa obrigado e Ganda Abraço Brazuca
  5. tenho 1 Casal de diskus que não dão crias a femea faz a postura de + ou menos 200 ovinhos o macho cumpre durante os 3 primeiros dias nao ha ovos fungados quando da altura da eclosão morrem todos. Será alguma incompatibilidade entre o casal ou especies diferentes que não cruzam digam algo Ganda Abraço Brazuca.
  6. Viva Boa Tarde a todos aminha grande duvida é a seguinte podem os parasitas sebreviverem ao congelamento? entrando em ibernação Se sim o choque termico do descongelamento não os mataria Ganda abraço Brazuca
  7. Muito Bommmmm Parabens Ganda abraço Brazuca.
  8. Caro João desde já agredeço a sua resposta mais formulei mal a minha pergunta Não era baktopur direct mais sim bakto tabs sera que da? É que tenho muito disso. obrigadão Ganda abraço Brazuca.
  9. tenho quase serteza q pelomenos 2 dos meus peixes do comunitario tem um problemazito de flagelados fezes muito brancas e com aspecto gelatinosso e gostava de saber se posso utilizar bactopur direct :D Desde ja agradeço. Ganda Abraço Brazuca
  10. Caros amigos se me poderem ajudar nesta GRADE DUVIDA, ficava agradecido posso utilizar SERA BAKTOPUR DIRECT para tratamento de flagelados ???? vi no inicio deste topico mas não diz nada a respeito deste medicamento contra flagelados. Retiro esta informação de um livro da sera mas prefiro a opinião de quem percebe... Ganda abraço brazuca.
  11. Caro Amigo Gonsalves Ja que gostas das invenções tal com eu aqui vai uma dica bem baratinha e facil de fazer descodri depois de uma pequena pesquiza na net. Todos sabem que o filtro Canister industrializado, geralmente tem preço proibitivo. O que impede a aquisição por grande parte dos aquarista, então uma solução é fazer nosso próprio filtro. A grande vantagem deste filtro é praticidade na limpeza, baixa perda de vazão da bomba, um bom espaço para colocar material filtrante e o baixo custo. A perda de vazão deste filtro varia em torno de 15%, lembrando que para obter esta porcentagem a Bomba tem que ser usada puxando a água do filtro, caso contrário a perda aumenta para 35%. Este filtro utiliza uma Bomba de 650 l/h (mais recomendada), podendo ser feito com uma mais potente, porém, sugiro, no máximo 1200 l/h, lembrando que quanto mais potente a bomba, maior a vibração e aumento do ruído. Quanto ao tamanho do filtro, o ideal é em torno de 60 cm, utilizando dois T de inspeção (pode ser feito apenas com um), maior que isso fica muito pesado e desproporcional. Quanto à queda de energia, não há problema, o filtro volta a funcionar normalmente. Com relação ao barulho, utilizando um bomba de 650 l/h, ele fica silencioso. Material: 2 x T de inspeção Tigre 100mm x 75mm (pode usar apenas um) - legenda 1 1 x pedaço de cano de 100mm (de acordo com o tamanho do filtro) - legenda 2 2 x Cap 100mm - legenda 3 2 x Flange de caixa d’água de 20 mm - legenda 4 1 x luva soldável 20mm x 3/4 - legenda 5 1 x Grelha de 100mm - legenda 6 6 x Joelho 90º soldável 20mm - legenda 7 1 x pedaço de Cano de 20mm - legenda 8 4 x Anel de borracha para vedação 100mm - legenda 9 Cola de pvc Veda rosca Um pouco de silicone para fixar a grelha O T de inspeção é a peça mais cara, você pode fazer o filtro com dois ou com um, fazendo com um não precisa usar grelha. Este T de inspeção é encontrado também no tamanho 75x75mm, portanto pode ser feito com este também. As saída e entrada de água são feitas através de canos de PVC. Ambas devem estar no centro de cada cap. Os furos para a passagem das Flanges nos Caps são feitos com uma ferramenta para se fazer furos grandes em madeira, chamada de broca chata, podendo usar também rosca copo. Essas ferramentas são adaptadas à furadeira, e devem ser compradas na mesma medida da Flange, assim consegue-se fazer o furo na medida certa, sem correr riscos de fazer um furo grande demais. Você pode fazer este furo de outras maneiras, não sendo necessário comprar estas ferramentas, o importante é fazê-lo no tamanho certo. O filtro se auto-sustenta na parede do aquário, através dos canos de entrada e saída d’água, lembre-se de colocar alguma barreira na ponta do sifão de entrada de água para proteção dos peixes. Seria algo semelhante à tela da ponta do sifão dos filtros externos. A BombasSubmersa é encaixada na luva soldável 20mm x 3/4 – legenda 5, é necessário lixar a luva, senão ela não encaixa. É aconselhável não colar esta conexão na Bomba, deixando apenas encaixada, por isso não lixe muito a luva. Usa-se cola de PVC para colar as conexões marrons e o silicone apenas para colar a grelha, pode-se usar silicone também nas flanges reforçando assim a vedação. A vedação entre os Caps e o corpo do filtro é feita com anéis de borracha específicos para os Caps, que são encaixados nos sulcos existentes. É importante dizer que é necessário fazer bastante força para fechar o filtro, pois os anéis de borracha causam atrito com o cano; deixando a superfície bem molhada facilita e se usar Aqua Safe, fica bem fácil. Este filtro é desmontável, entretanto já uso o meu há mais de dois anos e nunca precisei desmontá-lo. Ele deve ser montando no mesmo nível de água do aquário, dessa forma aproveita-se o máximo da vazão da bomba, querendo pode-se fazê-lo abaixo do nível, neste caso deve-se tomar cuidado ao abrir o filtro pois haverá transbordamento de água. A bomba irá perder um pouco da sua vazão, devido ao material filtrante, altura a ser vencida (quando não colocado no nível da água), etc, No meu caso a perda foi em torno de 12%. Seqüência da montagem. Corpo do filtro com detalhe da grelha dividindo o filtro ao meio. Filtro montado (O cano onde está a bomba pode ser menor, fica a critério). Filtro com dois T de inspeção. Filtro com um único T de inspeção. Com as fotos abaixo têm-se uma noção de como o filtro fica no aquário: À direita, a entrada da água no filtro, com as ranhuras (ou furos). À esquerda, a saída de água, com a bomba. Quantidade de material filtrante usado no filtro Considerações Finais 1 - O filtro só deve ser ligado cheio de água e com a bomba submersa no aquário. 2 - Para colocar o filtro para funcionar encha-o de água (faça este procedimento com a bomba desligada), através das tampas do T de inspeção, ao máximo, depois tampe-os e ligue a bomba. 3 - Ao ligar a Bomba, haverá saída de algumas bolhas de ar que restaram no filtro, depois disso o funcionamento é total. 4 - Para manutenção do filtro, antes de desligar a Bomba submersa, abra o T de inspeção, fazendo isso o filtro ira esvaziar, este esvaziamento é instantâneo, podendo desligar a bomba em seguida, se o filtro for feito abaixo do nível do aquário ele poderá encher novamente, mesmo com a bomba desligada, provocando transbordamento. Escrito por: Gaspar Cipriano Fotografias: Gaspar Cipriano Ganda abraço Brazuca
  12. Construção de aquários A unidade básica do aquário é o próprio aquário, claro, seja de água doce ou salgada. O problema é que, por questões de custo ou preferência, diversas vezes o aquarista é levado a decidir por um aquário que não é seguro. Proponho que um aquário seguro seja aquele com capacidade de não vazar ou apresentar qualquer problema estrutural por anos a fio. Não creio que alguém queira montar um aquário que "dure" pouco tempo. Por isso, este artigo considerará a questão de segurança como base. A meu ver, qualquer aquário deve ser seguro antes de qualquer outra coisa. Noções básicas Todos sabemos que a água exerce pressão sobre os vidros do aquário. em determinados pontos, a pressão é maior que em outros. O interessante dessa questão é que pressão é uma função da coluna de água do aquário, ou seja, sua "altura". Quanto mais alto, portanto, mais espesso terá que ser o vidro com que o tanque deve ser construído. Então, o que quero dizer é que, por exemplo, um aquário de 100 cm de altura, independente de ter, novamente por exemplo, apenas 30 x 30 cm de base, precisa usar vidros de espessura adequada, nesse caso específico, de 19 mm. A noção de que por causa do aquário ter sua base "pequena" permite que se use vidros pouco espessos não é real, dado o fato da pressão ser exercida por conta da coluna d'água, e não do volume do aquário. Da mesma maneira, citando outro exemplo, um aquário de 40 cm de altura pode tranqüilamente usar vidros de 5 mm, mesmo tendo, por exemplo, a base de 100 x 100 cm. Novamente, o que importa não é o volume, mas a pressão exercida pela água devido à coluna d'água. Com a finalidade de tornar o aquário ainda mais resistente à pressão da água, existe a possibilidade de se usar "travas" de vidro para reforçar sua estrutura. As travas são tiras de vidro que, colocadas no entorno do aquário, e, a partir de certo comprimento do tanque, também usadas desde o vidro da frente ao vidro do fundo (travas transversais), torne o conjunto firme e muito mais resistente do que apenas usar quatro vidros para o contorno e um para o fundo do aquário. O travamento mais eficaz que conheço para aquários é o que se chama de "travas francesas", que descreverei abaixo, e é justamente o único que consideraremos neste artigo. Medidas De forma geral, podemos considerar a tabela abaixo para ver qual espessura de vidro será necessária para construir o aquário desejado; altura do aquário em cm. vidro em mm. 40 5 ou 6 50 8 60 10 70 10 ou 12 80 12 ou 15 90 até 110 19 Os campos da tabela que variam em espessura dependem do comprimento do aquário. O comprimento do aquário define a espessura do vidro necessário para uma determinada coluna de água; aquários a partir de 100 cm de comprimento devem usar vidros mais espessos por causa da torção que podem sofrer, mesmo se forem montados com travas. A base O vidro de base do aquário é onde serão colados os das laterais, sempre montados "por cima" da base. Os vidros laterais devem ser colados em cima do vidro da base. Vista frontal. Os vidros frontal e traseiro devem ser montados sobre o da base, e ficarem perfeitamente alinhados e em esquadro com os outros Vidros do fundo e da frente já colocados Vista lateral A colagem dos vidros deve seguir uma determinada ordem que facilita o processo, sendo que o primeiro vidro a ser colado pode ser um lateral. Nele, cola-se o do fundo sobre o da base. Feito isso, tem-se um "esquadro" formado. depois, cola-se o vidro frontal e, dando-se folga inclinando um pouco o frontal, cola-se o último lateral. Uma excelente solução para manter tudo no lugar enquanto a cola seca é usar fita adesiva larga, passada cuidadosamente de um vidro para o que esteja junto a ele. Existe uma cola de silicone que serve para aquários, e ela vem com a especificação de uso escrita no rótulo. Usar outro tipo de cola de silicone não dá resultado satisfatório; o vidro cola, mas a colagem não permanece coesa (não dura muito tempo). É muito importante, também, esperar no mínimo 24 horas para a cola secar antes de travar o aquário. Quanto mais seco o ambiente e alta a temperatura, mais rápido a cola seca. Não podem haver bolhas de ar entre os vidros, após a aplicação da cola de silicone. Se isso acontecer, deve-se usar mais cola e retirar as bolhas imediatamente quando são identificadas. Um fato muito importante mas geralmente esquecido é que os vidros terão que ter um "desconto" em suas medidas de acordo com sua espessura. Exemplo; se um aquário terá vidros de 6 mm, deve-se levar isso em conta e usar, nos vidros da frente e de trás do aquário, o comprimento desejado menos 1,4 cm. 1,2 cm é a soma da espessura dos dois vidros, e recomendo 1 mm de sobra para cada lado, para a cola e eventuais ajustes entre os vidros. Travas francesas As travas devem seguir alguns parâmetros, para serem eficazes. Em aquários até 100 cm de comprimento, elas podem ter de 6 a 8 cm de largura. Para aquários mais longos, podem ser mais largas. As travas francesas são montadas cruzadas no aquário, sendo que as que vão por cima do aquário devem ser colocadas antes. As primeiras travas vão sobre o aquário Visão frontal. A próxima etapa é colocar as travas internas, que devem ter comprimento menor que as superiores para poderem caber dentro do aquário, e serão coladas sob as travas superiores. Travas internas coladas sob as superiores Vista superior Notemos que as travas devem ser cortadas e coladas de maneira com que elas se cruzem nos cantos. Em aquários mais longos, é necessário colocar travas transversais a cada 50 ou 60 cm, descontada a largura da própria trava, seguindo o mesmo sistema de "cruzar" a trava interior com a de cima. Nesse caso, as outras travas têm que ser cortadas para acompanhar as transversais. Ainda; aquários de coluna d'água igual ou superior a 70 cm de coluna de água se beneficiam muito de travas coladas imediatamente sobre seu fundo, a fim de reforçar ainda mais a estrutura. Uma única recomendação: Se você nunca colou vidros para aquário e pretende fazer a colagem do seu, tenha certeza que está fazendo direito. Eu, sinceramente, recomendo que você procure uma boa loja que monte aquários, se pretende ter um tanque de 50 cm ou mais de altura, seja qual for o volume total. A coisa parece fácil, mas não é. A colagem do aquário deve ser feita cuidadosamente, e isso determinará a vida útil de seu tanque.
  13. Estou a Pensar em mandar fazer um Aqua por medida au vidraceiro mais tenho um pouco de receio quanto as medidas dos vidros. O tamanho do aqua é 110compx 70alt x 50larg que espessura de vidro é que aconselham Há algum vidro especial ? Ganda abraço Brazuca.
  14. Os meus escalares tenho 2 escalares gold e comecei a notar que eles ficaram avermelhados conlinhas do tipo sangue penso que e uma infecção bacteriana mas não tenho certezas aguem ja teve esse sintomas se sim qual foi a cura? abraço brazuca.
  15. brazuca

    Discus

    Hontem pela primeira vez coloqueis discus no meu aquario estou um pouco preocupado por que parece que els não comem estou a dar comida em folhas da sera e granulado tambem da sera e outra questão e que o meu aquario é comunitário tenho 2 escalares 2 coridoras 2 viuvas 2kribensis 1 palhaço 1 tubarão 20 neos havera algum problema ja que e uma mistura de peixes muito grande? Abraço do Brazuca.