Boa noite. Dg12 obrigado mais uma vez pelas respostas. Obrigado pela disponibilidade em me arranjares uma plantinhas para começar com a brincadeira. Assim que me sentir preparado irei "chatear-te" para me arranjares isso . Em relação às pedras, são exactamente essas "tipo xisto" que falaste. Também pensei que as mesmas se poderiam desintegrar com o tempo uma vez que aquilo parece mais terra extremamente compactada do que outra coisa. Ainda assim, irei tentar limpar as pedras (até porque algumas parecem ser mesmo resistentes) e fazer uns testes para ver se é seguro colocar as mesmas no aquário. Sabes, aqui na zona de Coimbra onde se podem arranjar boas pedras para colocar no aqua? Em relação ao areão, como quero usar areão preto, não o poderei ir buscar ao rio. Mas pondo a hipótese de usar dois areões, em cima da mesa, lá terei de ir ao nosso rio Mondego :D. Em relação ao filtro vou mesmo optar por colocar um filtro externo. Penso que o filtro é importantissimo para o aqua e é das poucas coisas onde quero "investir" (ainda que pouco claro). Olá Gordinni Andei a ler um pouco sobre "tapetes" e, de facto, a luz que tenho não é a mais indicada para o efeito. Vou optar por não fazer um tapete pelo menos para já . Em relação ao filtro, como disse em cima, vou optar por um externo . Falando agora do ciclo de azoto, foi dos tópicos onde mais me dediquei até agora. Mas ainda assim tenho algumas dúvida que vou colocar já a seguir.
Chegou a parte das dúvidas/questões: Alguém me pode aconselhar 2 ou 3 filtros com uma relação preço/qualidade boa? Só para ter uma noção. Como devo preparar as pedras para irem para o aqua? Qual o material que necessito para o aqua estar pronto a receber água? Filtro, termometro, aquecedor da água (não me lembro qual o termo correcto) e mais o quê? Preciso de mais algum "mecanismo"? No que diz respeito ao ciclo de azoto, já sei mais ou menos como se processa e vou colocar aqui a explicação, de tudo o que sei da montagem do aqua, para que se algo estiver errado me corrijam, se não for pedir muito . Ora, tudo começa com a montagem do aquário. Coloco o substrato por debaixo (sei que algumas plantas não necessitam, mas vou optar por colocar na mesma porque penso que apenas irá fazer bem ao aquário), e depois surge uma dúvida, como quero fazer alguns relevos no aqua, como é que os poderei fazer? usando o substrato ou usando o areão? Penso que se for o areão, não ficará nada consistente mas por outro lado imagino que também não seja necessário usar tanto substrato para fazer os relevos (ajuda precisa-se ).
Passada a parte da montagem e colocação das plantas, é hora de colocar água no aqua, onde surge mais uma dúvida. Como devo colocar a água para não deformar aquilo que andei a montar? Existe alguma técnica em especial ou apenas cuidado redobrado a colocar a água?
Aquário cheio e inicia-se o ciclo de azoto (penso eu). Confesso que em relação ao ciclo, a minha maior preocupação é decifrar quando é que o aquário se encontra pronto para passar as várias fases do ciclo. Sei que a inicio não se colocam vivos, mas que passado algum tempo posso ir colocando uns caracóis para limpar as algas e os fungos que se poderão vir a criar na parte inicial do ciclo. Sei também que poderei por comida na água para que a mesma se decomponha e ajude o ciclo de azoto, mas de quanto em quanto tempo ponho comida? Em relação ás TPA's, de quanto em quanto tempo devo fazer e que quantidade de água devo trocar? No ciclo de azoto já deve estar a água aquecida ou apenas quando colocar vivos no aquário? Quando é que termina o ciclo? será que me poderiam dizer os valores dos componentes que nos mostram que o aquário está pronto para receber vivos? Mais uma vez obrigado a todos os que já responderam e eliminaram algumas dúvidas que tinha. Cumprimentos, Alexandre Marques PS: Pensei em ir actualizando o meu primeiro posto neste tópico com os vários processos e ajudas que me tem dado por aqui tudo direitinho, e vou criar também uma página de facebook para que amigos e conhecidos possam ver o que ando a fazer se assim o desejarem. Pode ser que fiquem com o "bixinho" da aquariofilia O que acham da ideia?