Boa noite,
Na segunda feira efectuei a transladação de um aquário de uma casa para outra. No aquário inicial estavam 4 escalares, 3 ancistrus, 2 guppys, 3 corydoras e 1 ramirezi.
Estes foram colocados num aquário temporário de 54 litros com água totalmente nova com o filtro do percedente (JBL Cristalprofi e901) e um cometa.
No dia seguinte as corydoras e os ancistrus foram para o novo aquário juntamente com o filtro e até hoje continuam saudáveis.
Nos dias subsequentes todos os peixes se encontravam em perfeitas condições de saúde, no aquário de temporário que ficou com um filtro de esponja e sem tpa's até hoje à tarde.
Os escalares estavam normais, até apresentavam indícios de irem reproduzir, e no espaço de horas morreram.
Encontrei-os ofegantes no fundo do aquário, com as barbatanas "presas", algumas manchas avermelhadas que presumo que sejam concentrações de sangue e as guelras estavam rosadas e não avermelhadas como de costume.
Todos os peixes que se encontravam no aquário temporário com eles continuam bem, enérgicos e a comer.
Efetuei testes de nitritos e estavam a 0,5mg/l, amónia não testei.
O objetivo com este post é tentar perceber o que aconteceu, porque é que afetou apenas os escalares e se existe algum risco de voltar a acontecer com os restantes peixes que tiveram em contacto com eles.
Cumprimentos,
João Marques