CarcajoU

Membro
  • #Conteúdo

    134
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre CarcajoU

  • Aniversário 01/03/1983

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Cascais (Lisboa)
  • Localização
    Estoril

Quem visitou o meu perfil

1232 visitas ao perfil

CarcajoU's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

21

Reputação

  1. Olá metaleiro e Diogo, obrigado pelas críticas O tronco demorou a chegar a esta densidade mas valeu a espera, também gosto muito do aspecto com que está agora! Para esta montagem não estava a pensar fazer tapete, era mesmo ter alguns apontamentos de verdura na areia e o resto das plantas no tronco. De qualquer forma mesmo que quisesse acho que um tapete em areia de sílica seria uma luta perdida à nascença porque as raízes não se prendem bem, a areia é inerte e sem nutrientes e é muito compacta, as raízes não "respiram". Mas já tive na montagem anterior! Mas como o Diogo diz eu também gosto muito da areia! Mas prefiro assim amarelada e meia suja do que branca imaculada, não estou propriamente a recriar uma praia das caraíbas lol Discus estou a ver se arranjo uns 4 selvagens e por mim já lá estavam! É só uma questão de chegarem à loja Assim que tiver algumas novidades ponho novas fotos
  2. Olá Luisa, obrigado Pois, foi um corte à maquina zero! A ideia sempre foi esta, ter apenas um tronco coberto de vegetação densa que só recentemente é que ficou, continuo sem CO2 e grandes fertilizações. O resto do aquário destina-se á prática da natação! Agora faltam apenas uns discus selvagens e estará concluído o quadro.
  3. Bom ano a todos! Segue a 1ª atualização de 2015, o comunitário foi à tosquia e finalmente já se começa a aproximar do projeto original: O aquário continua estável, sem dar grande trabalho, e não me canso de ficar a ver as diferentes espécies a interagir entre si, até os caracóis são bem vindos!
  4. Obrigado aos dois!! Sim a maternidade era principalmente para manter o musgo, estava tb a servir de teste a ver se conseguia reproduzir uns cherrys, mas os filhotes saiam pelas ranhuras da maternidade e tinham apenas uns segundos felizes a nadar em aguas profundas cheias de autenticas barracudas á espera.. mas na folhagem densa do tronco imagino que se aguentem, devo ter uns quantos no filtro tb.. que ainda não lavei desde que vim de férias.. A areia está linda! hahaa por acaso até gosto dela assim, tem um ar mais natural, mas a +- 2 cm de profundidade ainda está branquinha! seguem umas fotos: Seguem umas das pigmeu que adoram estar nas folhas s e é isto!
  5. Obrigado Ervilhita Estado das coisas depois de duas semanas de férias apenas com temporizador para comida tinha a entrada do filtro praticamente entupida e tive várias baixas infelizmente, a começar por um discu (só me resta um), o macho panduro, 2 otto, vários cardinais e 3 peixe lápis.. por outro lado tive um boom de red cherrys e as plantas no geral cresceram bastante, o ph desceu para valores entre 6,4 a 6,8 e não tinha amônia presente na água, as plantas flutuantes fizeram o seu trabalho. A blyxa está a precisar de uma poda valente assim como os musgos, os fetos no meio estão a ficar com muito bom aspecto, as anubias estão carregadas de green spot e pior do que isso é que já me estão a aparecer umas algas pretas pequenas no rebordo das folhas e ninguém lhes toca, alguma solução para elas sem ser os SAE?
  6. Segue uma atualização do aquário, tudo continua controlado e a desenvolver-se sem grandes pressas ou problemas. A lotus à direita está a crescer com força e a ocupar bem o espaço, assim como a blyxa à esquerda que não para de ganhar volume e altura! como se controla uma blyxa..? posso simplesmente "aparar a franja" ? Introduzi novas cryptocoryne petchii na traseira e ainda estão a recuperar do melt parcial que fizeram. A hydrocotyle tripartita que pus esta semana está em fase de teste mas parece que não vai longe, espero conseguir por ate ao final da semana mais uma régua led para aumentar a potencia, tb introduzi uma aponogeton crispus red mas ainda está muito pequena e a adaptar-se ao novo ambiente. A novidade são as 7 boraras urophthalmoides que introduzi a medo para testar e ver se se aguentavam, se conseguiam comer e se não eram comidas por ninguem! Já estão no aqua á cerca de 2 semanas e não param de crescer e de engordar principalmente, tal como tinha pensado são rápidas o suficiente para fugir dos discus e escondem-se no meio das plantas e dos outros cardumes, os discus até já não lhes ligam nenhuma. Seguem umas fotos: Segue uma atualização do aquário, tudo continua controlado e a desenvolver-se sem grandes pressas ou problemas. A lotus à direita está a crescer com força e a ocupar bem o espaço, assim como a blyxa à esquerda que não para de ganhar volume e altura! como se controla uma blyxa..? posso simplesmente "aparar a franja" ? Introduzi novas cryptocoryne petchii na traseira e ainda estão a recuperar do melt parcial que fizeram. A hydrocotyle tripartita que pus esta semana está em fase de teste mas parece que não vai longe, espero conseguir por ate ao final da semana mais uma régua led para aumentar a potencia, tb introduzi uma aponogeton crispus red a meio (atrás do tronco) mas ainda está muito pequena e a adaptar-se ao novo ambiente. A novidade são as 7 boraras urophthalmoides que introduzi a medo para testar e ver se se aguentavam, se conseguiam comer e se não eram comidas por ninguem! Já estão no aqua á quase 2 semanas e não param de crescer e de engordar principalmente, tal como tinha pensado são rápidas o suficiente para fugir dos discus e escondem-se no meio das plantas e dos outros cardumes, os discus até já não lhes ligam nenhuma. Seguem umas fotos:
  7. Olá fl4t10, obrigado Sim, não tenho substrato fértil, só areia de sílica, e também não tenho sistema de CO2. Mas enterrei no areão umas pastilhas/bolinhas (partidas ao meio) ricas em ferro da jbl por baixo das áreas plantadas que duram 1 ano, além disto ponho duas vezes por semana 5ml do flourish excel, e uma vez por semana 3ml de fertilizante V30 complete da dennerle. As plantas estão com bom aspecto mas também são todas fáceis de manter, algas só green spot nos vidros e nas folhas mais velhas, mas os otocinclus dão cabo delas. Uso também o tropical extracts da nutrafin para por a água mais escura e indicada para os discus, não sei se terá algum efeito nas plantas, uso entre 5 a 10ml nas reposições de água. Sobre as tpa's, faço muito pouco, tenho dois baldes de 10l que uso para trocar 20l ou 40l quando aspiro (1 vez por mês), e de 15 em 15 dias faço a reposição de água que entretanto evapora, posso dizer que entre aspirações/tpa e reposição de água nunca repus mais de 60l de uma só vez. O teste da amônia está a dar entre 0 e 0,6mg/l e o PH está entre os 6,6 e 6,8 (testes acabados de fazer). Entretanto já estou com mais umas ideias para compor as plantas, além do que descrevi no ultimo post, queria pôr umas pedras baixas com musgo para delinear as áreas de vegetação e fazer uns apontamentos com Hydrocotyle tripartita, caso se aguente, para suavizar esta transição das áreas de areia para as áreas de rocha e plantas, vamos lá ver se resulta! Cumprimentos
  8. Olá a todos, segue uma actualização do aquario: Começamos pelas menos boas noticias, 1 dos discus saltou para fora do aquário e foi parar à mesa do café sem que ninguém desse por isso.. discus saltadores nunca me tinha ocorrido.. Tive de retirar o casal de ramirezes e o casal borelli, os primeiros pq chateavam os discus, volta e meia e o macho decidia ficar territorial e bicava tudo e todos os que aparecessem á frente, incluindo a fêmea ram, os borelli retirei porque andavam sempre escondidos atrás das pedras, sem que nenhum peixe os chateasse (à exceção dos devaneios ocasionais do ram macho).. As boas noticias é que o aquário continua a desenvolver-se, devagar, e sem grandes problemas quer de algas ou de excessos de nutrientes. Retirei tb metade das pristelas maxilaris, ficando um cardume grande de cardinais (+- 25), dois cardumes com cerca de 10 pristelas e 10 rásboras hengeli, e juntei recentemente 10 peixes lápis, gosto muito dos comportamentos destes peixes, com a sua forma característica de nadar, andam tanto pela superfície como pelo fundo sempre a bicar todas as plantas e rochas, sempre muito curiosos, lembram-me do comportamento das crenicichlas mas super pacíficos! Em termos de hardscape decidi pegar no martelo e dar umas cacetadas na rocha maior que estava á direita, senti que estava a asfixiar aquele lado, parti-a em vários bocados menores e espalhei á volta da outra que já lá estava, fazendo uma espécie de afloramento rochoso que nasce da areia. No campo das plantas a pinatifida não se aguentou conforme esperado, estando de momento a área traseira central sem qq planta, estava a pensar colocar uma moita densa de cryptocorynes petchii e um pé de crypt. crispatula ou uma Aponogeton crispus 'Red', esta ultima pode ser a melhor opção para equilibrar com a Nymphaea lotus já plantada totalmente á direita. Seguem umas imagens:
  9. Olá a todos, Finalmente chegaram os donos da casa! 2 Symphysodon Alenquer Red + 2 Symphysodon axelrodi Brown, ainda não dá para distinguir quem é quem, são todos iguais! São muito pequenos, mas vivaços, e embora andem atrás de qualquer comida só engolem quando é larva de mosquito! já sabem o que é que é bom Infelizmente parece que fiz uma má aclimatização, já estão com íctio coitadinhos .. mas já estão em tratamento desde ontem Seguem umas fotos dos discus: desculpem a quantidade de fotos mas não conseguia escolher! mas antes a mais do que a menos como se costuma dizer
  10. Olá a todos E lá se foi a pinnatifida conforme seria de esperar.. Embora os pés ainda estejam vivos e com novas folhinhas a crescer, vamos ver se aguenta, entretanto já comprei as tais pastilhas para enterrar no areão e um fertlilizante tudo em um da dennerle, o V30 Complete http://www.dennerle.eu/global/index.php?option=com_content&view=article&id=80%3Av30-complete&catid=52%3Abasisduengung&Itemid=96&lang=en , estive indeciso entre este e o da tropica e acabei por levar este porque diz nas instruções que as fertilizações são de duas em duas semanas (5ml), vamos lá ver se resulta. Estou a usar o flourish excel também, 5ml semanal. Acho que com isto deixa de ser um low tech! Alexandreabreu, tb estive com esse da sera na mão mas não tinha feedback nenhum do produto e acabei por voltar a por na prateleira! PedroDc, esse da seachem só não o levei porque tem N e P, e como tenho muitos peixes tive medo de poder estar a carregar nestes dois elementos e começarem a aparecer algas, que até agora só green spot nos vidros. Mas tenho lido muitos bons reviews desse produto! Joaooneill, acho que ainda vou tentar por o tronco a flutuar mas só quando estiver com o tronco finalizado em termos de plantas, ainda queria por uns dois vasos de bolbitis à esquerda onde está despido, mais uns pés de fetos narrow ao meio do troco para densificar esta área, e um musgo para a ponta do tronco á direita, já desisti do fissidens fontanus porque já li que é o mais difícil dos musgos, por isso ainda tenho de escolher um substituto à altura! Para o areão queria compor um pouco melhor o primeiro plano usando mais uns vasos de crypt. parva para distribuir apenas na frente das rochas, a crypt. Green queria juntá-la em moitas mais densas por baixo do tronco junto ás rochas e na traseira, e a pensar nos discus que hei de pôr gostava de criar zonas de sombra com uma lotus ou com umas plantas flutuantes grandes, ou as duas opções. Assim que tenha novidades ponho mais umas fotos Cumps
  11. Olá a todos, Tenho estado a ler e estou a ficar um pouco preocupado com o facto de não ter nenhuma fertilização nem co2, acho que a blyxa e a pinnatifida poderão ser as primeiras vitimas desta lacuna de nutrientes.. Será que chega pôr umas daquelas pastilhas no areão da JBL http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/2346/jbl-the-7-13-balls ?? Alguém já usou/usa este produto? Vale alguma coisa? Ou deveria usar o Premium Fertiliser da tropica http://www.tropica.com/en/plant-care/plant-growth-premium-fertiliser.aspx ? Infelizmente não tenho tempo nem disponibilidade para fazer fertilizações diárias e medições constantes, queria algo simples, eficaz e do tipo "all in one" como estes dois produtos, qual seria a melhor opção entre estes ou outros produtos do mesmo gênero? Espero que me possam ajudar! Cumps e obrigado
  12. Olá a todos, Com as plantas já nos lugares certos seguem mais umas fotos do álbum de família! Novas plantas ainda nos vasos: Plantas desenvasadas, alterei um pouco a posição das plantas e das rochas e retirei uma rocha da direita substituindo-a com uma mais pequena da esquerda. Pus as crypt. parva em primeiro plano, crypt. green em segundo plano e no fundo pus as crypt. undulata, á esquerda entre rochas usei dois molhos de blyxa japonica que espero que aguentem a estas condições praticamente estéreis e de pouca luz.. No tronco estão em primeiro plano as anubias nana e petit nana, com feto de java narrow e trident em segundo plano, e em terceiro plano á direita um tufo de bolbitis, por trás do tronco tenho uma moita de hygrophila pinnatifida: De cima: Fotos da bicharada, pristelas maxilaris, cardinais, 3 ciclideos em cima (panduro femea, borelli macho e ramirezi macho): corydora pygmaeus: panda loach: ram: panduro macho: borelli macho: E é este o estado das coisas, o que ainda me falta fazer em termos de flora era por mais umas crypt. parvas á esquerda onde já estão 2 pés, no centro á frente do tronco e á direita onde estão 2 pés, e preencher mais o tronco com mais feto java narrow e bolbitis. Na ponta do tronco á direita mais perto do vidro da frente estava a pensar criar uma área de musgo fissidens fontanus. Pergunta - deveria fazer alguma fertilização? Em termos de fauna estava a pensar (mas não sei se será boa ideia) arranjar um pequeno cardume de boraras (da espécie maior que não sei qual é) quando a vegetação estiver mais densa, e mais uns ciclideos (adoro ciclideos!), um casal de dicrossus filamentosus e discus claro! Alguém me pode recomendar uma pessoa/loja que tenha bons exemplares? Os que tive há bastante tempo eram da HugoDiscus e eram fantásticos! Ando mais concretamente á procura de uma de 3 espécies de discus, ou os green, ou alenquer ou heckel. Espero que gostem e ponho mais umas fotos assim que haja novidades! Cumps
  13. Olá Gabriel, obrigado, já tenho mais uns quantos vasos para compor melhor o tronco e substrato mas estou com dificuldade em arranjar feto de Java "narrow" para criar mais densidade por cima do tronco e esconder melhor os parafusos! Também arranjei mais uns quantos elementos para a equipa de limpeza que faltavam, depois faço umas fotos de família quando tiver o layout mais acabado e parecido com o projecto. Cumps
  14. Olá a todos, Finalmente venho por umas fotos do que tenho andado a fazer com o projecto, demorou mais do que estava á espera a encomendar e a adquirir os materiais, e ter tido apenas alguns fins de semana disponíveis também não ajudou, mas lá se foi fazendo a coisa.. Neste momento falta-me juntar mais alguns elementos á fauna e á flora mas já dá para ter uma ideia deste comunitário low tech que até agora só existia em desenho! Seguem algumas fotos: Tronco feito a partir de 4 troncos diferentes: Montagem começada em Março Estado actual, tiradas hoje: panorâmicas ainda falta um pouco para estar terminado, as anubias que estão nos vasos estão á espera das restantes plantas para o tronco para só ter que o tirar da água 1 vez. O PH está nos 6.9 / 7, o KH não tenho teste, a amônia está praticamente a zero e algas só um pouco de green spot, não há qualquer tipo de fertilização, apenas os restos das comidas, restos de plantas mortas e resíduos dos peixes. Assim que tenha avançado mais um pouco ponho novas fotos Cumps
  15. Olá a todos, Com a escolha da fauna concluida e com a flora mais densa penso estar proximo de concluir o projecto conforme imaginado, seguem umas imagens local na sala: close-up: Que vos parece? Existe alguma coisa que possa melhorar? Cumprimentos e obrigado