Há aqui uma confusão: uma coisa é testar a amónia, outra coisa é iniciar a produção de amónia.
Explico:
- para testares a amónia tens de ter teste específico de NH3 e NH4 (é o mesmo teste).
- a introdução de peixes não faz o teste da amónia, isso faz começar o processo do ciclo de azoto.
Ora bem, resumidamente, o ciclo do azoto começa com a produção de amónia. A amónia resulta da decomposição de várias coisas, estas que podem ser os excrementos dos peixes, ou a decomposição de comida que se deita no aquário.
Pelo que vi, começaste o ciclo do azoto querendo ter peixes (2 guppys), ora eles vão fazer caca e isso vai resultar no aparecimento de amónia (muito mau para os peixes). Depois de teres um pico de amónia ela desaparece e fica transformada em nitritos. Depois do pico de nitritos aparece os nitratos. E resumidamente fica o ciclo completo.
Durante o processo, a amónia e nitritos é muito mau para os peixes! Acredito que os guppys não se vão aguentar por causa disso e por causa do teu PH que é alto para os guppys.
Não quero que percas o ânimo, se os guppys morrerem e mesmo que não morram, não ponhas mais peixes.
Tenta perceber o ciclo do azoto... vou resumir:
Tu meteste os peixes e sim o ciclo do azoto vai começar. Tens os peixes a "produzir amónia e como eles têm de se alimentar tens de deitar comida. Ora a comida também "produz" amónia, vais ter muita amónia para os peixes e podem mesmo morrer (espero que não).
Lê com atenção o que escrevi e qualquer coisa apita!
aaahh... NÃO PONHAS MAIS PEIXES PARA JÁ!
P.S. - o aquário está giro, umas plantas vivas ficava muito bem... começa pelas anubias nana, até são giras e não precisas de muitos cuidados