SrTobias

Membro
  • Tópicos

    18
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por SrTobias

  1. Boa noite aquariófilos! Depois de largos meses sem actualizações a este post, eis que reinicio a actividade com umas fotos actuais do aquário, mas antes deixem-me contar-vos o que se passou entretanto (não se preocupem que não vai sair um grande testamento ). Tivemos dois pontos críticos: Um dia olhámos para o aquário e pensámos "Epá, isto não está nada como queríamos" - foi o suficiente para no dia a seguir (vá lá que tivemos este pensamento numa 6a Feira) tirar os peixes todos do aquário, remodelar o hardscape, comprar a rocha grande que se vê nas fotos do lado esquerdo do áqua, plantar massivamente Cryptocoryne wendtii "green", e mais umas pequenas afinações. O resultado é o que está à vista... espero que gostem. Para nós fez uma diferença enorme, e achamos que a população que lá reside também gostou! Outro dia, acabou o CO2. Entre afazeres de trabalho e outros problemas, estivemos praticamente duas semanas sem carregar a garrafa de CO2, e sem fertilizar. O resultado foi um crescimento de todo o tipo de algas que possam imaginar. As que ganharam a corrida foram a Spirogyra e a Black-Beard. O aquário ficou praticamente irreconhecível (parecia mato) durante algum tempo, sempre a tentarmos limpar as rochas com escovas de dentes e puxar os fios da Spirogyra. Aliado ao facto de não termos muitos "limpadores" de algas, a situação estava impossível. Tínhamos uns camarões que tinham sido adquiridos inicialmente como sendo Caridinas japonica, tal não se verificou, e eram afinal Neocaridinas (não sei que espécie em concreto) que não fazem nada demais a não ser reproduzirem-se tipo ratos na Sump. A solução milagrosa surgiu numa das visitas à Aqua-Eden, onde expliquei ao Rui o meu problema e ele arranjou uma soluçao milagrosa - usar o Algae Stop (Equo), e comprar Caridinas japonicas. Se não me falha a memória, o tratamento demorou 7 dias, e em 3 semanas o aquário modificou-se completamente. Claro está que ainda hoje, e vão ver nas fotos que se seguem, ainda tenho bastantes algas, mas nada se compara ao que estava, e até dão um ar engraçado às sepas e às rochas. Pronto, vou parar de falar e passo a expor algumas fotos tiradas hoje ao aquário. Os vossos comentários são e sempre serão bem vindos! E pronto, espero que tenham gostado!
  2. Não tens nada que pedir desculpa! A ideia é ajudarmo-nos mútuamente! Espero que o pessoal nos ajude a ambos nos nossos problemas
  3. Percebo a ideia. O problema é que dessa forma eles continuam a ir para a coluna seca..., ok, não descem para a sump mas vão para onde não devem. Posso dizer que agora para tentar remediar o problema enquanto não tomo uma decisão final retirei os pentes, e coloquei rede mosquiteira a toda a volta da entrada da coluna seca. Fica feio à brava, mas pronto, é funcional, barato, e os camarões ficam mais felizes no aquário do que nas catacumbas (também conhecidas por sump)
  4. lol, sim era mm que queria dizer Penso que eles passam das duas maneiras: entre os pentes e por cima dos pentes. Eu já experimentei colocar rede mosquiteira atrás dos pentes, mas reduz bastante o caudal. Já me sugeriram partir intercaladamente alguns pentes para ajudar a água a passar, mas é como dizes, não é nada estético. O que sugeres não me parece nada mal. Ou seja, se bem percebi, fazer a tal tampa de vidro, e por dentro da tampa virados para baixo colava os pentes (partindo-os intercaladamente), e ainda rede mosquiteira. Penso que assim fica bem mais porreiro, continuando a ser funcional e a deixar a água passar. Muito obrigado!
  5. Bom, eu não percebo muito (ainda) destas coisas, mas posso-te dar a conhecer a minha experiência. Quando montei o meu aqua também fiquei preocupado porque as sepas começaram a ficar com uma cor esquisita e com algas / musgo. Posso-te dizer que depois de ter peixes, mais específicamente os Otocinclus affinis, precisaram apenas de uma noite para limpar por completo uma das sepas que tenho. Não te preocupes com isso por agora que os Otos até agradecem terem essas tarefas
  6. Boas pessoal, Sou novato nestas andanças e estou com um problema que ainda não consegui resolver. Podem ver o link com o meu setup http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199062, mas basicamente posso adiantar que tenho um aqua de 300L com sump desde há duas semanas e uns diazitos. Um dos problemas que tenho neste momento está relacionado com as Caridinas que gostam mais de andar na sump do que no aquário. Fui alertado para este facto, ou seja, que tendo coluna seca era aconselhável colocar uma rede nos pentes da coluna para impedir que os camarões passem pelas ranhuras e caiam na sump, mas com a rede a água entra mais lentamente na coluna e corro o risco de inundação, coisa que ía acontecendo anteontem (a água estava perigosamente a aproximar-se do cimo do aqua). Junto umas fotos para perceberem o problema: Uma ideia que tive foi a de mandar fazer um género de uma tampa em vidro à medida da coluna seca, e de a colocar por cima, mas não assente na coluna seca, ou seja, colocando um género de uns pés na tampa e deixar uma fresta a toda a largura entre a "tampa" e a coluna, fresta essa com uns 2 a 3 ml. Acham boa ideia? Estão a ver outra solução? Tenho a certeza absoluta que muita gente já teve o mesmo problema que eu e que o conseguiu resolver Penso que a coluna seca ficou mais alta do que é costume... daí que a solução da rede me faça subir perigosamente o nível da água. De referir que tenho 14 Caridinas, e quase todos os dias tiro 7 ou 8 da sump... Obrigado
  7. jpospr, deixa-me agradecer-te a ajuda que me deste relativamente ao reactor de CO2, assim como o uso de CO2 com sump. Acabei por não comprar um reactor propriamente dito, mas um conjunto de duas coisas que fazem o mesmo efeito: uma bomba de áqua (bem pequena) com um difusor da AquaGro (Power Diffuser 500). A vantagem deste sistema para mim foi o de não ter de fazer o costume com um reactor tradicional: colocá-lo a meio do tubo que leva a água da sump com a bomba para o aqua. Com este sistema, envio água para o difusor com a bomba, o CO2 entra também no difusor, e a água sai já com o CO2 diluído (mesmo princípio do reactor). Depois aponto a saída dessa água para a entrada da bomba de água que suga para o aqua. Espero terem entendido o que disse, mas para ajudar aqui vai uma foto da coisa (menos da bomba que por tão pequena que é nem se vê ).
  8. Bom, fui na tua conversa e lá comprei também os controladores de nascer e pôr do sol! Mas acabei por ter de comprar um controlador para cada cubo de leds porque o controlador dá para mais de um cubo, desde que não seja o Aquabeam 1500... Já agora vê na foto se são iguais aos teus.
  9. Aqui vai mais uma actualização deste aquário. No passado Sábado tivemos os 1ºs moradores no aqua, 4 Tetra neons, 4 Hemigrammus rhodostomus (Nariz de bêbado), 5 Otocinclus affinis, 6 julii e 14 Caridinas japonicas. De referir que nesse mesmo dia antes de ir comprar os peixes fiz testes à água e ainda tinha 1 ppm de Nitrito, o que quase invalidava a compra dos bichos. Mas falando com a pessoa da loja, e tendo em conta que o aquário "cicla" bem a água, resolvi trazer um produto da Hagen, o Nutrafin Cycle, que ajuda a baixar Amónia e Nitritos. No dia seguinte a ter os peixes fiz novos testes, e os Nitritos baixaram para 0 ppm e a Amónia subiu ligeiramente para 0,1 ppm (antes dos peixes tinha 0). No próximo Sábado vou ter mais Neons e Narizes para ficar com dois cardumes jeitosos! Quanto à flora, penso que finalmente a coisa está a "pegar". As plantas estão mais saudáveis, já não tenho pés a boiar como tinha sido comum na 1ª semana e meia, e estou sempre a fertilizar. Ainda não é com fertilizantes em pó uma vez que estou ainda à espera deles desde a semana passada, por isso tem sido com os líquidos da Seachem. Deixo-vos umas fotos, infelizmente sem grande qualidade porque o jeito não é muito e a máquina não ajuda... a ver se agora quando fizer anos sou surpreendido com uma máquina como deve ser (estes meninos limparam este tronco todo na 1ª noite...) (nota-se já criação de algumas algas nos vidros)
  10. Novas análises feitas hoje: Parece-me que o ciclo está com bom andamento, e dependendo da evolução na próxima semana talvez no próximo fim de semana já lá ponha uns peixinhos para dar vida à coisa! Entretanto aumentei o caudal de CO2 para ver se o drop-checker ficava com a cor pretendida, e parece-me que já consegui. Ora vejam lá e digam-me se estou a ver bem: Um teste que estou a fazer, e isto para ver se consigo dar à volta da distribuição de CO2 no aquário sem recurso a um reactor, foi colocá-lo na Sump no compartimento da bomba de água. Vou deixar o CO2 ligado durante a noite toda e amanhã vejo se o drop-checker se mantém inalterado.
  11. Obrigado pela dica. Já agora... devia colocar isto no teu post, mas vai já por aqui a pergunta: no teu setup usaste leds iguais aos meus, e referes também que tens um sistema de nascer / pôr do sol da TMC. O que tens é o "Aquaray 2 Channel Controller"? Em caso afirmativo, basta ter este módulo e ligar os dois cubos de leds que tenho, fazer a programação e fica a funcionar, ou tenho que ter mais algum equipamento adicional para fazer este efeito? Li o teu post e faz todo o sentido que dizes... realmente ter as luzes a ligar de repente é capaz de ser um choque grande para os peixes.
  12. Vou falar então com ele para ver se consigo ter um reactor. Já agora, achas que o reactor faz muito barulho a trabalhar ou não é nada de especial? O aquário está montado desde dia 16 deste mês. Relativamente à questão da comida de peixe para criar as bactérias, penso não ser necessário uma vez que uma das matéria filtrantes que tenho é o Bio Rio da Ada que já tem bactérias. Achas que mesmo assim deveria pôr comida? Pelas análises que tenho feito à água, o Ciclo está a progredir bem. Deixo aqui uns números de análises feitas, sendo que hoje irei actualizá-los com novos testes que vou fazer mais ao final do dia:
  13. Oi pessoal Agora é a cara-metade do Tobias a falar (a Flebinha) Muito obrigada por todas as dicas. Ele dedica-se mais à parte técnica mas eu ando doida é com a fauna. Agradeço muito todas as pistas porque apesar de saber que acontece, para mim vai ser uma tragédia sempre que um bicho me falecer. Pelo vistos não será mesmo boa ideia pôr Otocinclus... se for assim começamos então pelas Corydoras. Vamos esperar o tempo que for preciso para pôr os bichos e fico a aguardar pelos vossos comentários. Temos então que estudar os peixes que vamos pôr e que não são de cardume para tornar o aquário mais interessante. Cumprimentos a todos
  14. Ok, acho que estou a ficar cada vez mais convencido com a teoria dos Otocinclus. Obrigado pelas dicas!! Será que tens outra versão deste reactor? No site oficial da Aqua Medic, o Helimax 1000 diz que tem entradas de 12/16 mm. Para não ajudar à coisa, não consigo encontrar em lado nenhum o diâmetro da saída de água da minha bomba de água (Aqua Clear Powerhead 110), inclusivamente no site oficial... vou continuar a procurar!
  15. Ok, vou investigar então. A indicação que tinha era que este tipo de peixes era indicado para serem dos 1ºs habitantes por serem resistentes. Ainda tenho algum tempo para avaliar qual será a melhor opção para os peixes iniciais! Concordas com a introdução de Caridinas?
  16. A fauna vai ser composta por um cardume principal de 40-50 Tetra Cardinal, um 2º cardume (20-25) de Hemigrammus bleheri (Nariz de bêbado), e outras espécies de invertebrados e caracóis. Mas agora como ainda andamos no Ciclo do Azoto vai demorar umas semanitas! Entretanto queremos colocar daqui por mais ou menos uma semana 7-8 Otocinclus affinis e 10-12 Caridina japonica. São espécies mais resistentes e agora ao início servirão para estabilizar o aquário. Espero não estar a cometer nenhuma gafe ou um erro tremendo nestas escolhas
  17. Obrigado pelos comentários. Mais à frente podem ver umas fotos actualizadas já com as novas plantas compradas ao utilizador Bruno Bastos de Oliveira, mas antes de lá irmos queria que me ajudassem no tema CO2. Eu percebo o que o jpospr disse, e até me parece agora com o andar dos dias que o CO2 anda agitado demais e o drop-checker não anda a ficar muito verde. Tenho uma foto tirada mesmo agora, sendo que o CO2 foi deixado ligado a noite toda (está ligado à 24h)... e a cor não aparenta estar verde como devia (penso eu). Uma das opções que tenho, e até ponderei inicialmente, seria ter um reactor CO2. O princípio é excelente, ou seja, o CO2 é todo misturado com a água que está a sair da bomba e entra directamente no aqua já diluído na água, mas o reactor tem um inconveniente: a entrada e saída da água tem um diâmetro substancialmente inferior ao diâmetro do tubo que envia água da bomba para o aqua, pelo que teria de ter umas reduções... e é isto que não gosto. A água é bombeada com uma força considerável, e meter reduções dá aso a asneira porque se aquilo parte inunda-me a casa toda. Outra opção que eu não sei se funciona seria colocar o difusor de CO2 directamente na Sump no compartimento da bomba de água. Será que isto funciona? Parece-me que aqui, não sendo a mesma coisa, será uma solução parecida a ter um reactor... ou não será assim? Numa das fotos podem ver o que me parece ser CO2 a ficar preso numa camada que se forma à superfície da água, que costumamos limpar de 2 em 2 dias. (Novas plantas adicionadas) (Início de formação de algas / bolor) (Início de formação de algas / bolor) (CO2 a ficar preso na camada que se forma à superfície) (Drop-checker - será este o verde que se quer?) Continuem a enviar os vossos mais que bem-vindos comentários! SrTobias
  18. Olá a todos os aquariofilos que navegam por este fórum. Este é o meu primeiro post, onde pretendo dar-vos a conhecer os meus primeiros passos neste mundo da aquariofilia, pedindo-vos a opinião sobre o equipamento que tenho no sentido de perceber se está bem dimensionado e equilibrado para o meu setup, e o que penso fazer em termos de planos de fertilização, habitantes do aquário, etc. Espero não vos "secar" muito com uma pequeníssima história de como este "projecto" surgiu, mas cá vai em modo de introdução. Sempre quisemos ter um aquário, mas ou por este ou por aquele motivo nunca falamos seriamente no assunto, até este ano termos ido à PetFil, mais para vermos coisas para os nossos gatos que outra coisa. Os aquários lá nos prenderam uma vez mais a atenção, mas o meu irmão (M. Costa) também user neste fórum (e para mim o maior especialista destas coisas já que é o meu conselheiro espiritual dos aquários) é que andava lá a ver as workshops a decorrer... e nós mais interessados em ver os diversos stands com aquários em exposição que lá estavam. Interessou-nos bastante uns do Quadro Vivo, para mim os aquários mais bonitos que já vi, mas com medo dos preços decidimos ver outras coisas como um aquário de 23L da Fluval. Bom, muita conversa, muitos aquários vistos e alguns meses depois acabámos por cair na tentação e comprar um do Quadro Vivo de 300L... e a aventura começou. Pensava que era só comprar um aquário, meter umas plantas, uns peixinhos... e estava feito. Lá veio o meu irmão com a cartilha dos planos de fertilização e dos utensílios que tinha de comprar e da matéria filtrante e do drop checker e do Substrato xpto porque tem de ser e do Ciclo do Azoto e dos teste à qualidade da água... enfim, uma panóplia de coisas que não fazia ideia serem necessárias... quando éramos pequenos, os nossos pais tinham um aquário com uma pedra difusora e tal e não me lembro de serem precisos assim tantos cuidados . Enfim, isto tudo para dizer que não percebo grande coisa deste mundo, mas espero vir a perceber e a aprender com todos vós. E pronto, não vos maço mais com estas coisas, vamos ao que interessa! Abaixo deixo-vos uma descrição detalhada do meu setup. Material Aquário Quadro Vivo "Fénix" 100 cm * 50 cm * 60 cm - 300 L (tem um pouco menos por causa da coluna seca) Sump 80l aprox. com 3 níveis de filtragem - 1ª Mecânica (manga), 2ª Biológica (Ada Bio Rio), 3ª Mecânica (Lã) Bomba Aquaclear Powerhead 110 - 3700 L/h Termostato Fluval 300 W - 26º Garrafa CO2 2Kg (c/ regulador de pressão TMC) Difusor CO2 aquaGro Modelo 2906 Iluminação - 2 Cubos LED Aquaray Aquabeam 1500 XG Ultima (23w * 2); 9000 k; 700mA - approx 1850 lm; 120º (wide angle) - 6 horas/dia (daqui a uma semana passa a 8 horas/dia e com os 1ºs peixes quero passar a 10 horas/dia) Fertilização TPA - não estou a pensar fazer, apenas colocando água perdida por evaporação Irei fertilizar segundo o índice EI (estimativo) usando pós, misturando eu (quero dizer o meu irmão) as soluções. Montámos o aqua no dia 15 Junho e começámos a fertilizar logo a 16 Junho. Mas por defeito...só para dar uma "mãozinha" às plantas. 0,8 ppm PO4; 5 ppm K e micros (3x semana). Macronutrientes - 3x / semana (8 ppm NO3 + 9,5 ppm K + 1,1 ppm PO4) Micronutrientes - 3x / semana (0,5 ppm Fe mais os outros que não me apetece pôr ) Descanso um dia por semana Parâmetros (ao 2º dia) Amónia (NH4) - 3 mg/L Nitratos (NO3) - 40 mg/L Nitritos (NO2) - 0 mg/L Fosfatos (PO4) - 0,5 mg/L pH - 6,5 Kh - 2 Gh - 4 Hardscape ADA Bacter 100 e ADA Tourmaline BC (colocado numa 1ª camada) Ada Power Sand Special M - 6 Kg (colocado numa 2º camada) Ada Aqua Soil New Amazonia 36 kg (colocado numa 3º camada) 2 Sepas 6 Rochas Seiryu Plantas Cryptocoryne (penso ser a undulata 'Broad Leaves') Eleocharis parvula Mais umas que comprei e que ainda não consigo identificar a espécie (critério de compra foi... são bonitas ) Estas fortam compradas ao utilizador do fórum jmoreno: Hygrophila polysperma sunset Heteranthera zosterifolia Limnophila aromatica Ludwigia repens Ludwigia repens rubin Cabomba furcata Blyxa japonica Estão ainda para chegar esta semana (compradas ao utilizador do fórum bruno bastos de Oliveira): Ludwigia grandulosa (red) Polygonum red Proserpinaca palustris Didiplis diandra Peixes Nada por enquanto - A ideia será ter daqui a umas 2 semana (dependendo do Ciclo do Azoto) 7-8 Otocinclus affinis e 10-12 Caridina japonica. Com o tempo quero ter um cardume principal de 40-50 de Tetra Cardinal, um 2º cardume (20-25) de Hemigrammus bleheri (Nariz de bêbado), e outras espécies de invertebrados e caracóis. As minhas maiores questões são: - Pensam que o setup e a nossa ideia futura em termos de peixes é acertada? Bem sei que estas coisas não são de resposta sim ou não, a ideia é saber se temos um ambiente equilibrado. - A iluminação é suficiente? - Os LEDs deveriam estar mais próximos da superfície da água ou estão bem à distância actual (neste momento estão a um palmo)? - O CO2 deve ser desligado durante a noite ou devo deixá-lo ligado 24h/dia? - Acham que é possível manter este aqua sem TPA's (apenas repondo a que evapora)? - O 2º nível de filtragem, o biológico, deverá ser colocado numa posição mais elevada de forma a obrigar que toda a água que vem do 1º compartimento passe pelo Bio Rio? - Qual o melhor local dentro da sump onde colocar Seachem Purigen? Sei que deverá ser nas últimas fases, mas não sei se o hei-de colocar "dentro" da lã, ou no compartimento da bomba de água. Critiquem à vontade e estejam também à vontade para dar sugestões flora/fauna Deixo-vos algumas imagens do aquário, antes, durante e depois de "montado": (panorâmica do aqua e móvel 1 de 2) (panorâmica do aqua e móvel 2 de 2) (A sump com as plantas em "estágio") (Colocação do hardscape) (Colocação do hardscape) (Um pouco de água antes de plantar) (Encher com água já com as plantas) (Perspectiva da água muito limpinha ) (Algumas horas passadas com a bomba a trabalhar - já se vê a água um pouco mais nítida!!) (Outra perspectiva) (Sump já com 4 dias de "trabalho") (Sump da esquerda para a direita - Bomba, 3º Nível de filtragem, compartimento vazio, 2º Nível de filtragem, 1º Nível de filtragem) That's all folks! SrTobias