Boas,
Já tive algumas algumas espécies de apistos e, pelo menos os mais comuns, não considero uma espécie difícil de manter ao reproduzir.
As informações estão na net sobre a maior parte das espécies, é uma questão de reproduzir os parâmetros e ter peixes de qualidade.
Para mim o maior problema no que toca aos apistos é a falta de espaço e tempo que requerem. Actualmente só tenho um casal de Apistogramma Panduro, e tenho uns juvenis filhos do casal. A reprodução é simplesmente ter um casal (que não se matem de preferencia), um tanque bem estruturado e durezas baixas, e ir baixando o ph. Esta parte não dá trabalho quase nenhum.
O problema é os alevinos.. Não que seja dificil, mas tens de fazer artémia ou outra comida identica durante uns 3 meses. E isto varia de especie para especie; os que tenho atualmente acham-se finos e recusam flocos. Já os pais são manhosos para os comer... Claro que com um bocado de treino vai lá, mas ainda assim perdes muito tempo.
Mas estas chatices é que dão piada as coisas.. quando vés que "fizeste crescer" um peixe com 1mm, até uns 3-4cm cheio de cor.
Os preços andam nos 15-30€ para as espécies mais comuns(preço casal). Se fores para peixes mais raros os valores sobem...