Bom dia a todos, eu tenho um aquário de 300l com discos e mais alguns pies de cardume. No aquário tenho um filtro de 2000l/h feito por mim e que funciona bem. Mas com as tubagens e as bengalas o filtro perde alguma potência e parece-me que que para fazer circular a água o filtro tem alguma dificuldade. Para ajudar vou montar um outro filtro que tenho de 600l/h no outro canto do aquário.
Mas como queria solucionar a coisa da maneira mais eficiente possível andei a ver uns filtros e encontrei este de fluval:
https://www.miscota.pt/peixe/fluval/p-115801?r=15561102148&gclid=Cj0KCQiAw9nUBRCTARIsAG11eier_6edkU3Ksbf2GzvDaf7_mi_bDh3MkBcf3246Lveccy5bsEGTBAoaAsQvEALw_wcB&gclsrc=aw.ds
Achei este filtro uma obra prima pois ajuda com muitas coisa no aquário como os TPA's e o aspirar do fundo do aquário. Mas só tem para aquários a partir de 1000l, logo não dá para o meu.
Então o que é que eu estava a pensa. Montar um filtro novo com uma capacidade de +/-20l e colocar duas bombas dentro do filtro onde cada bomba ia mandara a água para um dos cantos da parte de traz do aquário. Ou seja era como ter os dois filtros num só, e colocar uma torneira em baixo com tem o da fluval para me ajudar com a manutenção do aquário.
Qual a minha dúvida. Devo colocar no novo filtro duas bombas de 1000l/h ou uma de 2000l/h o outra de 1000l/h? Ou esta ideia não será exequível? Será que coma as duas bombas não vou criar circulação a mais na água para os discos?
cumprimentos
Manuel Rodrifgues