Boas,
Tenho um pequeno aquário (60x30x30) com algumas plantas e gostaria de aumentar a sua massa vegetal, sem que isso implique grande dispêndio de tempo e dinheiro, nem alteração das actuais condições e que são:
- iluminação: candeeiro da Blau, 13W
- substrato: apenas areia de sílica branca
- filtragem: Eheim ecco pro 120 – 2032, 500 l/hora
- plantas: Microsorum pteropus, Microsorum pteropus Windelov, Vallisneria Spiralis – Tiger, Anubias barteri nana.
- fauna: 1 Neritina natalensis, 4 Corydoras atropersonatus, 1 Otocinclus affinis, 6 Nannostomus unifasciatus, 7 Paracheirodon axelrodi, um casal de Ancistrus temminckii (e uma ninhada de filhotes que nasceram no aqua).
Manutenção: como o aquário é destapado, tem uma elevada taxa de evaporação e reponho o nível com água destilada. De 15 em 15 dias faço uma pequena TPA com água de garrafão e adiciono extracto de turfa e uma pequeníssima quantidade de Tropica AquaCare.
Resultados: as plantas crescem devagar mas consistentemente (curiosamente, são as anubias que perdem mais folhas apesar de se reproduzirem bem), os peixes andam porreiros (com reprodução dos ancitrus) e não tenho vestígios de algas, nem uma!!
Agora as questões:
Apesar da areia de sílica, as vallisnerias vão se reproduzindo mas não me atrevo a colocar outras plantas que se alimentem pelas raízes. Acham que posso arriscar alguma? Alguma Cryptocoryne ?
A fertilização é muito escassa (1 ou 2 ml) mas será de todo desnecessária? Será o Tropica AquaCare um fertilizante completo ou devia usar outro? Não penso usar mais do que um…
Que outras plantas posso usar que se alimentem da coluna de água? Já pensei na Cladophora aegagrophila. O musgo de java solta-se muito e entope-me o filtro.
Que grandes asneiras é que acham que estou a fazer nesta montagem?