Boas pessoal , já cá não aparecia há algum tempo, no entanto, decidi vir pedir a vossa ajuda antes de inv€stir na resolução do problema.
Ora o que se passa é o seguinte, tenho um aquário já há bastantes anos com cerca de 350l úteis onde se encontram actualmente 6 discus, 1 pleco, 6 cardinais, 4 ottos e 6corydoras . Em relação ao layout, tenho algumas plantas , um tronco de videira com algum tratamento( no entanto vai-se desfazendo lentamente e lá criam-se muitas algas) e algumas pedras vulcânicas . Tudo isto está lá montado à cerca de 2 anos .
Quanto à alimentação, uso uma papa que eu próprio faço, bem como mais algumas pastilhas e granulados para os mais pequenos.
Ora, o aquário sempre esteve impecável , no entanto , tive obras na rua durante uns 4 meses onde a água estava num estado lastimável, efectuei durante algum tempo trocas de água de garrafão, mas assim que a água me pareceu em condições fiz as trocas da torneira . A partir dai comecei a detectar uma espécie de camada branca que se ia formando nos olhos dos peixes , bem como no corpo destes , em alguns sítios .
Como os peixes se encontram normais , a comer normalmente e sem alterações de comportamento visíveis, efectuei alguns testes e associei o problema ao pH .
A água da torneira encontrasse actualmente a sair com pH 7 mas passado 1 dia baixa muito rapidamente.
Causa : Julgo que tudo isto se deve ao filtro( lã filtrante , esponja fina e grossa, umas pedras eheim e cerâmicas) . Fiz uma limpeza e reparei que dos 3 vedantes que fazem com que a água desça antes de subir os 3 cestos e voltar para o aquário, um já não vedava nada , troquei-o para último.
Soluções: como já não limpava o filtro há um ano, estou a pensar em trocar as esponjas , arranjar mais algumas cerâmicas e trocar os vedantes e após umas semanas verificar tudo.
Já alguém passou por algum problema semelhante? Será viável apenas aumentar o pH com sódio?
Obrigado pela ajuda