CSLC

Membro
  • #Conteúdo

    41
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por CSLC

  1. A Associação Oncológica do Alentejo está a concorrer à Missão Sorriso 2012 com um projeto que pretende disponibilizar cuidados de Fisioterapia aos doentes oncologicos da região Alentejo.

     

    Ajudem-nos a vencer!! Para isso basta:

    1. Acederem ao site da Missão Sorriso: http://missaosorriso...t/projectos.php

    2. Entrarem em Projetos 2012

    3. Entrarem no Projeto da Associação Oncológica do Alentejo (página 7)

    4. Votarem no projeto, através do vosso facebook (não basta gostar da página da Missão Sorriso)

    5. Repetirem este processo muitas muitas vezes icon_lol.gif

     

     

     

    Breve explicação do projeto:

    Em 2008 foram diagnosticados 43.3 mil novos casos de cancro em Portugal. No mesmo ano ocorreram 24.3 mil mortes, por cancro em Portugal o que faz do cancro a segunda causa de morte, logo atrás das doenças cardiorrespiratórias. Prevê-se que estes números dupliquem até 2030.

    A medicina tem evoluido bastante nesta área e, por isso, o número de pessoas que sobrevivem ao cancro tem vindo a aumentar. No entanto, este aumento na sobrevivência e expetativa de vida está, muitas vezes associado a efeitos adversos, físicos e/ou psicológicos, fruto da própria doença ou do seu tratamento.

    Por este motivo é muito importante que a fisioterapia faça parte da equipa que presta cuidados a estes doentes, no sentido de diminuir a sua incapacidade e promover a sua autonomia o que iria melhorar a sua qualidade de vida dos doentes oncológicos e suas familias.

    Em Portugal a integração destes profissionais em oncologia é muito deficiente e os doentes têm que recorrer a serviços privados. Este projeto permitia à AOAL facilitar a acessibilidade, equidade e qualidade nos cuidados de fisioterapia prestados aos doentes oncológicos, reduzindo as desigualdades em saúde, com especial atenção aos grupos mais desfavorecidos e vulneráveis o que permitia melhorar os cuidados prestados em oncologia no Alentejo.

     

    Ganhar este projeto é muito importante para os doentes oncológicos do Alentejo, para a AOAL e também para mim, profissionalmente!!

    Obrigada

    Carla

  2. Olá Ricardo,

    Estão porreirinhos os aquários. Pessoalmente acho que o segundo ficava a ganhar muito com folhas secas de carvalho. Os Bitaeniata Shishita são muito fixes, tens um casal ou um trio? Não ficam timidos estando só eles no aquário?

    Cumprimentos,

    Carla

  3. Se não gostas do tom amarelado na água podes usar a turfa da eheim: baixa o pH, a água fica menos cristalina e mais escura mas não amarela.

    Na minha opinião não devias colocar duas espécies (edit: diferentes de apistos) no mesmo aquário, mesmo com 80cm de frente no aquário.

    Sim, a reprodução vai depender das condições da água e também da companhia no aquário.

    Alimentos vivos ou congelados, mas também aceitam granulados (de qualidade)..existem por aqui bons tópicos sobre a alimentação dos ciclideos anões.

    Também acho que ficavam bem umas folhinhas na frente do aquário, amendoeira da india ou carvalho (que são de borla)

  4. Estéticamente também ficou bem mais giro o aquário dos adoketas...e se eles se mostram mais à vontade pode ser que agora tenhas sorte com eles. Se fosse eu tirava agora as duas fêmeas Elizabethae a ver no que dá.

    Nos bitaeniata também tiveste que retirar o macho do aquário face à agressividade dele. Das espécies que mantiveste até agora houve alguma em que isso não acontecesse, em que o macho não se tenha revelado agressivo? Ou que, pelo menos, o tenhas conseguido deixar até mais tarde?
  5. foto 1 - 30 pts.

    foto 242 - 29 pts.

    foto 235 - 28 pts.

    foto 166 - 27 pts.

    foto 291 - 26 pts.

    foto 301 - 25 pts.

    foto 300 - 24 pts.

    foto 276 - 23 pts.

    foto 9 - 22 pts

    foto 305 - 21 pts.

    foto 239 - 20 pts.

    foto 317 - 19 pts.

    foto 204 - 18 pts.

    foto 76 - 17 pts.

    foto 243 - 16 pts.

    foto 122 - 15 pts.

    foto 294 - 14 pts.

    foto 25 - 13 pts.

    foto 20 - 12 pts.

    foto 308 - 11 pts.

    foto 6 - 10 pts.

    foto 158 - 9 pts.

    foto 299 - 8 pts.

    foto 56 - 7 pts.

    foto 26 - 6 pts.

    foto 58 - 5 pts.

    foto 74 - 4 pts.

    foto 5 - 3 pts.

    foto 287 - 2 pts.

    foto 170 - 1 pt.

  6. Olá Cláudio.

    Tá a ficar muito giro o teu aquário, realmente o fundo preto fez uma grande diferença.

    Quanto à fauna: Discus eu não metia, acho que 120L é pouco. Um cardume de tetras parece-me uma boa opção pois ajuda bastante a acalmá-los (ramirezis).

    Continua a actualizar...não desanimes...eu não comento muito mas vou sempre vendo a evolução do aqua...

  7. Olá Fábio! Sigo atentamente este tópico desde o ínicio, neste e noutro fórum. A minha paixão por apistogrammas é recente, mas ter várias espécies e poder comparar comportamentos é definitivamente um sonho...muitos parabéns pelo projecto. Essa fémea hongsloi, com esse amarelo intensificado,é realmente muito bonita. é muito muito;semelhante à minha algodon. Os pais desta eram selvagens? Mais uma vez parabéns

  8. Ele pode não ter sido sugado e ficado posteriormente debilitado. Para mim, já estava debilitado e por isso é que foi sugado por falta de força.

    Acho que devias tentar perceber o que se passa com ele, se apresenta outros sinais de doença ou não...

     

    Cumprimentos

  9. Está giro!

    Se fosse eu colocava as valisnérias todas à direita para não criar o efeito de simetria no aquário e para não tapar a vista ao lado esquerdo..já que também é uma frente. Mas está muito bom.

    Cumprimentos

  10. Está muito giro...principalmente esses dois escalares mais à esquerda :tongue:

    Já que pediste criticas: na rocha da esquerda eu tentaria fazer um desnivel no areão a frente dela (umas ondinhas) porque assim vê-se uma "linha" entre os mesmos e parece menos natural.Não sei se dá, mas se conseguisses esconder o filtro atrás dela era perfeito. O lado direito está muito fixe.

     

    Cumprimentos

  11. Atenção que eu não estava a dizer que o ADA aquasoil amazónia não era bom. Até porque é o que eu tenho e estou muitíssimo satisfeita. O que eu disse foi: pelo que li, o amazónia II baixa mais o pH mas tem menos durabilidade que o amazónia.

    Quanto ao areão faz o que gostares porque tu é que vais ver o aquário todos os dias. Mas se queres um conselho primeiro mete só o manado e antes de meteres agua deixa estar assim umas horas para ires vendo se gostas ou não e se não gostares mete então o areão. Digo isto porque eu uma vez decidi juntar areões e como depois não gostei de ver tive que escolher quase pedrinha por pedrinha para os aproveitar.

  12. Se é para baixar o pH o ADA aquasoil Amazónia é muito bom. Também tenho o pH da torneira a 7.5 e com o ADA fica a 6.5. Estéticamente também faz um efeito muito bonito, realça muito a cor dos peixes. Quanto ao Amazónia II, pelo que li (não é por experiência própria)tem menos durabilidade e a única vantagem é que baixa mais o pH mas, se calhar até nem precisas...

    Eu também não misturava, acho que mais tarde te irias arrepender....

     

    Cumprimentos

  13. O tubarão bala é pacífico...é mais provável que seja o escalar. Para co-habitar com escalares devem escolher-se tetras maiores

    Porque não vende ou doa o tubarão bala? Ou troca por outros peixes numa loja? É melhor que ficar a espera que ele morra. O tubarão bala também prefere viver em grupos e viver num aquario pequeno pode compromoter a sua boa saúde. Eu também já cometi esse erro e o resultado não foi bom...

     

    Em relação às plantas, não sei responder se se vão desenvolver bem em areia de filtro. A acicularis, a única das três que já mantive, gosta de boa iluminação e é de desenvolvimento lento.

    Mas posso aconselhar-lhe plantas de manutenção ainda mais fácil e sem grandes necessidades em termos de substrato: anúbias, fetos de java e musgo.

     

    Existem boas lojas de aquariofilia, em geral, e de vivos, em particular, on-line. Melhores que muitas lojas que por aí vemos.

  14. Perguntei isto por uma razão especifica:

    Os otocinclus não são peixes agressivos. Esse comportamento de andar atrás de outros peixes no aquário tentando colar-se ao corpo dos mesmos,pode estar associado a fome. Ao contrário do que algumas pessoas pensam estes peixes não se alimentam somente das algas do aquário. Devem ter uma alimentação variada à base de vegetais (pepino, cougette, ervilha...), podendo também dar-se pastilhas próprias para peixes de fundo (mas com menos frequência que os vegetais).

    Vou deixar aqui um link com um artigo interessante sobre os mitos acerca dos peixes de fundo. É um bocadinho extenso mas vale a pena ler.

    http://aquabrasilis.sites.uol.com.br/text/peixe/cascudo/cascudo.html

    Espero ter ajudado