Enquanto vou tratar de ver orçamentos, está na hora de começar a pensar no equipamento.
O coração do aquário é a filtragem, como tal temos 3 soluções:
- Filtro internos ou de cascatas, que eu não aconselho em aquários a partir dos 60l. A manutenção não é uma operação limpa, entre outros problemas de aspeto e circulação...
- Filtragem por sump, bons sistemas podem ser o melhor meio de filtragem e permitem aumentar a quantidade de água do sistema. Pode ficar caro um bom sistema, não é garantido conseguir evitar ruídos, e torna difícil ter um bom equilíbrio de Co2. Boa solução para aquários de monsters, não o acho para plantados.
- Filtros externos, se bem dimensionados a litragem e a carga orgânica são sistemas quase perfeitos, onde o mais complicado é a manutenção do filtro que é trabalhosa.
No meu caso vou optar por filtros externos, dado que não quero correr riscos com ruídos e vou ter muito Co2.
Considerando que o aquario terá cerca de 500l no máximo, tenho de considerar 2500l de capacidade de filtragem.
Todos os filtros quando em funcionamento e com matérias filtrantes, fazem cerca de 70% do que anunciam. Logo a necessidade de filtragem anda em cerca 3500l/h.
Em aquários grandes sou da opinião que se deve ter 2 filtros. Imaginem sábado a noite a fazerem tpa, filtro deixa de ferrar e não volta a trabalhar... o que fazem para salvar a vossa fauna? Lojas fechadas, rezam para encontrar um amigo com filtro disponível... depois adeus bactérias e agora nova ciclagem, tpas diárias... caos e mais caos...
Portanto 2 filtros.
Tenho um eheim 2075 disponivel e um jbl 1501
O que poderá ser curto, logo tenho de ponderar a comprar de um filtro mais potente e que seja silenciosos, para combinar com um dos de cima.
Alguém pode aconselhar um bom filtro silencioso?