Se não for gravidez, é uma doença muito ruim , conhecida como hidropsia.
Hidropisia Infecciosa- Os peixes apresentam o abdómen inchado por este se encontrar cheio de líquido (ascite) e as escamas levantadas. Não se conhecem com precisão os agentes responsáveis, mas esta doença é geralmente acompanhada de infecções bacterianas.
Tratamento: Faz-se o tratamento com antibióticos ou rações medicadas, mas sem esperar grande sucesso.
A literatura recomenda quando o problema é causado por bactérias usar os medicamentos abaixo:
Estreptomicina-50mg/l, em banho prolongado.
Kanamicina-20-50mg/l, em banho ou 0.01% na alimentação
Aureomicina-26mg/l, em banho.
Minha experiência é que se for ascite não adianta, dificilima a cura, melhor isolar o peixe imediatamente, ou sacrificar logo, pois isso pode passar para outros peixes.
Essa doença também se manifesta por hipertrofia (aumento) dos órgãos internos, gases, prisão de ventre, etc. Pode ser causada por uma alimentação deficiente e pouco variada. Uma coisa que pode ser tentada antes de sacrificar o peixe é deixar o peixe afetado 1 ou 2 dias sem comer e reiniciar a alimentação de forma correta, utilize sempre os melhores alimentos e variando o cardápio, oferecendo também alimentos vivos. Porém se for mesmo Ascite não há nada a fazer, pois ela não tem cura.
A aquariofilia engloba doenças que causam inchaço no abdome. Podem ser crônicas (causadas por câncer, peritonite ou parasitas que provocam distúrbios nos rins e/ou fígado) ou agudas (geralmente causadas por bactérias do gênero Aeromonas, que provocam infecção generalizada).