Ora boas
Ora eu ando a estudar a abertura da minha propria pet shop, não tenho ideia de me dedicar na venda de material e vivos em aquariofilia em exclusivo nem pouco mais ou menos pois é demasiado limitado, deixo isso para as lojas da especialidade já estabelecidas.
O que eu te posso dizer é que como amador tens muito poucas hipoteses de vender com lucro aceitavel sendo tu um criador particular.
Fiz trabalho de casa e falei com vários proprietarios de pet shops e de lojas de aquariofilia, os quais me responderam que peixes é coisa que não compram a particulares por inumeras razões, excepto alguma especies (discus) e apenas já de clientes que eles conhecem bem. A maioria das lojas aceita trocas ou seja não te traz grande lucro.
Todas as lojas com quem falei compram quase em exclusivo a profissionais e uma das loja disse-me mesmo que nenhum dos peixes que tinha era nacional.
Quanto a venda a particular: Bem a coisa simplifica se tiveres uma boa lista de amigos que sejam potenciais compradores e possam passar a palavra mas isto há especies e espécies e o que não falta é pessoal a tentar despachar peixes.
Ficam aqui 2 exemplos
Por exemplo guppys (extremamente populares) quase ninguém (excepto na 1º vez) compra e quando compram é sempre a muito baixo preço, o que não te traz lucro aceitavel, isto porque basta teres um trio ou 2 trios e tens guppys para uma vida toda excepto alguma variedades mais apuradas.
Já discus são sempre apeteciveis mas são de nivel médio/dificil de reprodução já para não falar nos custos de aquisição de um casal e os custos de mater o casal em boas condições e a reproduzir-se. E hoje em dia há criadores estabelecidos no mercado com discos juvenis a 10euros cada, e ás vezes mais baratos.
Para teres lucro tens de ter boa qualidade de boas especies, ter uma boa lista de clientes o que hoje em dia é dificil pois há muita gente estabelecida e obviamente tens de vender em quantidade e dispOr de bastante tempo.
Antes de te lançares tenta estudar o mercado a tua volta, fala com os proprietarios de lojas e tenta descobrir se eles estão abertos a comprar a amadores, fala com amigos e conhecidos sobre quem te poderia comprar alguns dos peixes e avalia os custos/beneficio desde a comida, água, energia, custo de aquisição de equipamentos, tempo dispendido, taxas de mortalidade, possiveis contratempos, e tempo de amortização do investimento.
Claro há quem o faça também apenas pelo gosto de criar determinada espécie e não tem interese em lucro mas isso é outra conversa.
Se queres ser profissional com actividade declarada.... bem... boa sorte!