OBM

Membro
  • Tópicos

    27
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por OBM

  1. Boa tarde, Alguém me ajuda a identificar o que são as pintas brancas que estão nas fotos? No aquário tenho Guppies Red Cherry e Corridoras Sterbai. Até pensei que fossem ovos de Corridoras, mas vi uma numa barbatana de um Guppy e fiquei desconfiado. Elas não se movem, desde que as vi, para ai uns 3 dias. Fotos: Obrigado, OBM.
  2. Nos humanos o ovo é um ovulo que foi fecundado. Só é considerado feto após oito semanas de gestação. De uma forma simplificada a diferença entre peixes vivíparos e ovíparos está onde se dá o desenvolvimento dos alevins. Os ovíparos desenvolvem-se fora do organismo da mãe e os vivíparos dentro. “Já os animais vivíparos o ovo é formado, porém desenvolvido dentro do útero, sendo o embrião nutrido diretamente pela mãe, diferentemente dos ovíparos e ovovivíparos onde o embrião é nutrido por nutrientes contidos no ovo.” [Marina Martinez - Infoescola]
  3. Então nascem de quê? Que eu saiba os peixes vivíparos reproduzem-se através da fecundação interna dos óvulos da fêmea. A fêmea num estado inicial da gestão pode abortar. Se abortar vai largar os óvulos. Isto pode-se enquadrar no que a anadiferr descreveu.
  4. Viva, Tenho duas possíveis explicações para isso: 1ª – A fêmea estava gravida e por alguma razão de stress abortou e agora está a largar os ovos. 2ª – Já tive uma fêmea precisamente de Platy de por vezes andava com umas bolinhas penduradas no ânus presas por uma pelicula transparente. Apanhei-a com uma rede e verifiquei que era areia de sílica. Ela divertia-se a comer no fundo e ia areia junto. Depois a areia lá tinha que sair… Espero que o teu caso seja mais o segundo, se for o primeiro vais ter resolver as causas das perturbações… Cmps, OBM.
  5. OBM

    Waterlife Paragon

    Viva a todos, Alguém já usou este tónico / tratamento. É um tratamento contra bactérias, fungos e protozoários. É seguro para as bactérias do filtro e não faz mal aos camarões. Liberta oxigénio para melhorar as condições da água e ajuda a diminuir o material orgânico e os nitritos. A meu ver é bom de mais para ser verdade. Mas tenho um amigo que tinha os peixes com COSTIA e tinha utilizado o tratamento da ESHA e da SERA e a não havia maneira da COSTIA ser eliminada. Os peixes dele estavam num estado miserável… Ele fez o tratamento com o Paragon e os peixes em 4 dias ficaram limpos… Será coincidência ou este pó é mesmo milagroso? Gostava de saber a opinião de quem já utilizou este tónico / tratamento. Obrigado, OBM.
  6. Olá, Tens piolho das couves no aquário .. Estou a brincar… Também me parecem ostracodes… Dava a pouca resolução da foto, procura imagens de ostracodes no Google e compara. Cmps, OBM.
  7. Olá, Deves fazer no 1º, 3º, 5º dia. O 7º é em casos graves ou que o tratamento não está a resultar como esperado. Dada a evolução parava no 5º dia e ao 6º metia carvão no filtro. Temperatura a 29ºC durante 20 dias. Senão não acabas com o ictio, ele volta a aparecer. Cmps, OBM.
  8. OBM

    Planorbis Corneus

    Olá, Atenção ao cruzamento de Planorbis de cores diferentes. A tendência e ficarem castanhos. Nestes cruzamentos domina o gene de cor selvagem. Acabas por ficar sem azuis, vermelhos ou rosas e passas a ter tudo castanho. Mete um cor por aquário... Cmps, OBM.
  9. Olá, Faz o teste aos parâmetros da água. Em todo o caso faz um TPA de 30% e le isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184421&st=0&p=1067620entry1067620 Cmps, OBM.
  10. viva, Concordo com o Julius a 100%. Cmps, OBM.
  11. Olá, Não sei se já resolveste o problema com o ictio… Mas deixo-te aqui a minha experiencia com ictio: 1- Temperatura a 29ºC durante 20 dias. 2- Sal na água: Uma colher de sopa por 50l (Se não tiveres peixes sensíveis ao sal). 3- Tratamento com Sera Costapur (1-3-5 dias). 4- Ao sexto dia, TPA de 30% e carvão no filtro. 5- Ao fim de 20 dias começa a baixar a temperatura. Um grau por dia. Atenção: Se não fizeres o aumento de temperatura o ictio volta a aparecer. Cmps, OBM.
  12. Olá, Com Bettas não tenho experiencia. Se fosse com guppies recomendava-te o que escrevi neste tópico (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184421). Se quiseres correr o risco de experimentar com Bettas… Se fosse um Guppy dizia-te que ao fim de uma hora o peixe saia limpo. Cmps, OBM.
  13. Viva, As Anentome helena alimenta-se de caracóis e peixes mortos. Coloca Helenas. Nos primeiros dias não vais notar nada mas passado uns dias começas a ver as carapaças vazias no fundo do aquário. Deves ir removendo as carapaças vazias para não ficarem dentro do aquário. Se vires que as helenas não estão a dar conta do recado, não aumentes o número de helenas. Ainda te arriscas a ter uma praga de helenas. Compra uma armadilha para caracóis da Sera. Cmps, OBM.
  14. OBM

    Ajuda - Caracol

    Olá, Há caracóis e caracóis… Uns bonitos outros menos. Uns mais uteis outros menos.. Mas pragas de caracóis são sempre de evitar. Caracóis para comer algas, mais eficazes e que não se tornam praga como os Physa sp são os Vittina semiconica. Os Vittina não atacam as plantas ao contrário dos Physa que na falta de algas atacam principalmente as plantas de folha mole. Cmps, OBM.
  15. Viva, Estive a ver o preço dos 3 componentes. E com NaCl da farmácia (sem ser o sal comum) o preço deste produto será menor do que 8€ / Quilo. O produto da Sera custa aproximadamente 7,5€ / 130g. Vou fabricar Ectopur caseiro. Cmps, OBM.
  16. Olá pessoal, Eu por prevenção adiciono aos aquários Sera Ectopur. A chatice disto é que tenho de derreter o Ectopur em 3 recipientes para adicionar a cada um dos aquários. A minha ideia era diluir o Ectopur em água destilada e guardar a solução. Assim das próximas vezes adicionada apenas a respectiva quantidade (mililitros) de solução. Só não sei se algum dos componentes do Ectopur perde a acção se estiver diluído! Composição do Ectopur/100 g: Perborato de Sódio 2,746 g, Borato de Sódio 1,692 g, NaCl ad 100 g. O que vos parece? Já agora a composição que a Sera refere no folheto serão os únicos componentes? Se sim podemos fazer este produto em casa. Obrigado, OBM.
  17. Viva, Eu sou da opinião que tudo antes de ser colocado no aquário deve ser desinfectado e passar uns dias em quarentena (na falta de melhor, pode-se fazer isto um balde pequeno com água do aquário) para se observar a adaptação à água.
  18. Basta inserir uma medicação não filter safe no aquário ou lavar a cerâmica para destruir algumas ou todas as colónias de bactérias do filtro.
  19. O PP compra-se na farmácia e é barato. Um caixa de PP traz 20 comprimidos de 500mg. 500mg ----------- 200ml Xmg --------------- 3ml X=500*3/200 = 7,5 mg / 3 litros = 2,5 mg por litro. A concentração usada é de 2,5mg por litro.
  20. Percebeste mal. São 3ml de solução de PP para 3 litros de água. A solução é feita a parte: 1 comprimido para 200ml de água destilada. Ficam a sobrar 197 ml de solução. Se quiseres saber em comprimido é só fazer as contas. 1 Comprimido ----------- 200ml X comprimido ----------- 3ml X = 3/200 = 1/66,6 = 0,015 comprimido Divides o comprimido em 66,6 partes e adicionas uma em 3 litros.
  21. Pela descrição que deste parece-me intoxicação. Faz o teste de Amónia e Nitritos. Se tiveres um destes parâmetros altos faz um TPA e deita-lhe Sera Toxivec. Atenção que o Toxivec resolve momentaneamente o problema não a causa. Vai controlando os parâmetros da água para veres se foi um pico momentâneo ou se tens ai alguma coisa errada…
  22. Olá a todos, Venho partilhar convosco umas experiencias que tenho feito com bons resultados. Tenho 3 aquários. Um comunitário, um para crias e um hospital. No hospital meto durante um mês os peixes que compro novos. As vezes lá vem um novo que ao fim de 2/3 dias está com as barbatanas cheias de algodão e/ou a cauda rasgada. Ao tentar fazer um tratamento os outros peixes que estavam saudáveis vão ficando no mesmo estado. Já tive casos em que perdi todos os peixes que lá tinha. Neste caso já testei os seguintes tratamentos: - Esha 2000 combinado com Esha Exit. - Waterlife Myxazin. - Sera mycopur, baktopur e omnipur. Nenhum destes tratamentos me salvou os peixes visivelmente doentes. De há uns tempos para cá tenho feito o seguinte sempre que vejo um ou maias peixes doentes: Coloco num globo de vidro uns 3 litros de água do aquário. Deito-lhe 10ml de solução de Permanganato de potássio e uma colher de sal derretido num copo de água. Meto lá os peixes visivelmente doentes durante uma hora. Enquanto espero aproveito para repor os 3 litros de água no aquário e adicionar a respectiva quantidade de Myxazin. Após uma hora, retiro os peixes e coloco-os novamente no aquário. Os peixes com algodão nas barbatanas ou manchas brancas no corpo saem limpinhos. Continuo com o tratamento com Myxazin durante 5 dias. Ao fim destes 5 dias faço um TPA. E os peixes estão todos bons. As caudas rasgadas já estão praticamente unidas e as manchas brancas desapareceram por completo. Tenho testado com vivíparos, principalmente Guppies. Nota: A solução de Permanganato de potássio é um comprimido derretido em 200ml de água destilada. Cmps, OBM.
  23. Olá Pessoal.

  24. OBM

    Apresentação

    Viva, Sou mais um adepto desta fascinante arte. Sou da zona do Porto. Tenho 3 aquas com os seguintes bichos: - Guppies - Platyies - Corrydoras: Pandas; Sterbai; Albinas - Rasbora Galaxy - Neons - Camarões: Red Cherry; Red Crystal; Apesar de acompanhar o fórum há imenso tempo, decidi hoje abrir um tópico para encontrar uma determinada linhagem de guppies, os meus peixes preferidos. Boa sorte a todos, OBM.