Rui Vieira

Membro
  • Tópicos

    15
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Localização
    Lisboa

Rui Vieira's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Não parece estar a resultar. Já morreu uma fêmea e um alevim. Os outros alevins também parcem estar a ceder à doença. Actualmente só um dos machos come devidamente e apresenta uma morfologia saudável. Tenho-lhes dado um comprimido à noite e um de manhã, mas sem melhoras. Ninguém tem alguma dica ou mezinha milagrosa? Obrigado na mesma!
  2. Tenho-lhes dado Flagyl. Pu-los num áqua de 50cm e hoje é o quarto dia de tratamento, mas eles não parecem estar melhores. A barriga continua para dentro e não comem quase nada. Após 5 dias vou passar para um comprimido à noite e outro de manhã. Como é que eu sei quando devo terminar o tratamento? Thanks
  3. Comprei-lhes um granulado com 10% de kril, o GranaCichlid da JBL e vi as fêmeas comerem. Uma mais que outra, é certo. Elas estão a ficar extremamente magras, com um ar verdadeiramente cadavérico, e não sei se se vão safar. Não tocam nas mysis, cyclops nem flocos. Ou melhor tocam, mas cospem de seguida. E com os alevins passa-se o mesmo, estão cada dia mais magros (chegam a ficara arqueados e com a barriga para dentro). Há excepções. O macho dominante e o alevins dominante (que está o triplo dos outros) comem vorazmente tudo o que vier. O macho sub-dominante pareceu gostar do krill e de vez em quando come qualquer coisa. Alguém sabe a que se poderá dever este infeliz episódio? (Visto 2 estarem de plena saúde e os restantes a "matarem-se à fome", tenho as minhas dúvidas se será da alimentação) Obrigado
  4. Essa comida da JBL é enorme para os Cypris. Acho que eles não lhe iam tocar ou acabavam por se engasgar. As comidas congeladas, não posso inventar muito por causa dos tropheus... Obrigado pelas dicas, e Se alguém tiver Cypris, diga-me o que é que lhes dão de alimento. Força!
  5. Acho que podes (e deves) investir em tropheus, mas tens de estar preparado para o pior. Pesquisa bem tudo o que encontrares sobre esses maravilhosos vegetarianos antes de os comprares. Muito importante: qualidade da água (sais adequadose regulares tpa's), alimentação (vegetariana), grupo suficientemente numeroso (>7) e parceiros (que não chateiem muito - os tropheus devem predominar). O teu maior inimigo será o bloat, que pode arrumar todo o cardume dum dia para o outro (mais uma vez pesquisa bem). Na minha óptica o problema dos tropheus é a adaptação, a partir daí estás na boa (nunca me morreu nenhum). O primeiro biótipo tanganyika que montei foi com 7 tropheus (aconselho-te a pôr todos do mesmo tamanho e ao mesmo tempo, senão podes dar-te mal), num áqua de 110X50X50. Hoje tenho cerca de 30 e já vendi mais de 100. Agora tenho-os num áqua maior, mas para começares (e se pretenderes montar um maior), o teu chega na boa. Compra de preferência 1 macho (máximo 2) e o resto fêmeas. Os similis terão de se aguentar ao vegetarianismo, mas em princípio não terás problemas. Boa sorte e não te esqueças, pesquisa bem antes de iniciares o projecto.
  6. Boas a todos! Estou com um problema que se prende com a alimentação dos meus Cyprichromis. Tenho dois casais e mais uns 5 alevins de Cyprichromis Malasa, e de há uns tempos para cá, só o macho dominante e os alevins é que se alimentam, os outros comem mas cospem a comida de seguida. As fêmeas já criaram (ambas) neste aquário, por isso já estarão bem ambientadas ao meio. Alimento-os com flocos vegetarianos, mysis, uma comida vegetariana congelada "home-made", cyclops e até comprei plancton, para ver o que é que dava. Estou a ficar preocupado pois as fêmeas e o outro macho estão a ficar consideravelmente magros. Requesito os vossos conhecimentos, para ultrapassar este problema. Obrigado
  7. OK, o que eu queria dizer é que fiz a segunda receita, a que não leva mexilhão, pois desconheço as consequências da ingestão desse animal plos vegetarianos. Mas obrigado pela retificação...
  8. Rui Vieira

    Peixes-Gato?

    Gostaria de saber porque é que as pessoas insistem em chamar peixes-gato aos locarideos? Perdoem a minha ignorância, mas será devido às semelhanças existentes entre ambos, tal como se verifica com os synodontis? Ou será pelo facto dos gatos serem exímios "limpadores"? Ou será somente por força do hábito? Obrigado e boa sorte!
  9. Eu experimentei a outra receita, só para vagetarianos, e ficou maravilha. O cheiro é intragável durante a preparação (por causa das algas), mas aguenta-se. Não cozi nem descongelei nada. Pus tudo dentro duma panela, e fui picando no 1-2-3 aos bocados. No fim, misturei e mexi tudo outra vez e pus naqueles recipientes para o gelo, e ficou igual á foto que lá está. Eles adoram, embora as ervilhas sejam um bocado complicadas de triturar, e ás vezes aparecem umas metades ou umas cascas que eles não conseguem consumir, mas nada de grave. Ben, as algas compram-se em lojas de produtos naturais, tipo "Celeiro" e afins. Comprei as duas em pó, 20 g de agar-agar (1.30 €) e 20 g de nori (2.80 €). Boa sorte e recomendo a receita (plo menos a dos vegies)!
  10. Boas meus caros. Gostava de saber se alguém sabe alguma receita "home-made" para ciclídeos vegetarianos? Eu encontrei uma que levava ervilhas, espinafres, camarão, algumas algas e alho. Mas na preparação o autor falava em ralar os produtos e depois misturar bem. Ralar ervilhas pareceu-me um desfio demasiado grande... Resolvi saber se alguém tem mais alguma sugestão para este fim, senão vai tudo para o 1/2/3. Obrigado e boa sorte!
  11. Há synodontis é verdade sim sr (petricola). E há tambem umas espécies de enguias (lindas) chamadas de Mastacembelus, conhecidas por devorarem ciclídeos . Há ainda uma espécie de Killie, Lamprichthys tanganicanus. Por último, há ainda várias espécies de caranguejos, assim como alguns crocodilos (só pa quem pode ). Mas se só procura diversidade, creio que encontrou o lago certo. Experimente a comparar um Cyprichromis com uma Frontosa, ou uma Ophthalmotilapia com um Occelatus, ou um Enantiopus com um Eretmodus.... Exacto, não tem comparação... Boa sorte e parabéns pela escolha do lago!
  12. Rui Vieira

    TROPHEUS

    Boas meu caro. Já ouvi várias opiniões: Há quem diga que se se quiser misturar tropheus, é conveniente escolher espécies que na natureza se encontram relativamente próximas. A lógica seria a de que se eles não se cruzam no habitat natural, também não o farão no aquário. Por outro lado, há quem defenda (e na minha óptica acho mais seguro) que só se devem misturar géneros diferentes (entenda-se por géneros : Sp Black, Sp Red, Moori, Duboisi, Brichardi, Annectens....). Há quem misture indiscriminadamente e tenha bons resultados, sem ter alguma vez criado híbridos (3 a 4 espécies diferentes no mesmo aquário, todas a criar). O ideal será manter uma só espécie, até porque uma delas vai ser sempre dominante em relação às outras. Vai-se reproduzir mais, comer mais, escolher os melhores sítios, etc. O macho pode não chegar a cobrir as outras fêmeas, mas não é 100% seguro. Se quiser mesmo juntar outra espécie, aconselho-o a escolher uns black ou duboisi, quer pela disponibilidade, quer pelo preço (annectens e brichardi são muito difíceis de encontrar). Os moori já são mais susceptiveis de cruzarem com os Red. Atenção, isto é somente a minha opinião, baseada naquilo que aprendi. Não tem de ser necessáriamente assim. Qualquer que seja a sua escolha desejo-lhe boa sorte.
  13. Mais uma vez obrigado Nuno. Vou uilizar o fluval 104, pois não me agrada gastar mais dinheiro, quando tenho dois filtros parados em casa . Se tiver muita corrente, meto-lhe um chuveiro. Em relação aos "siameses2, devo-te dizer que não sou fã. Acho que vou entrar antes por aqui :D : http://www.shrimpcrabsandcrayfish.co.uk/Sh...op.htm~topFrame Uma última questão: Alguém me sabe dizer, aproximadamente, quanto é que vou gastar, tendo em conta que vou precisar de uma garrafa de CO2, uma luz potente, substrato e as ditas plantas Obrigado mais uma vez, e boa sorte!
  14. Obrigado Nuno, obrigado Tubarão, por se terem dado ao trabalho. Em relação ao filtro, acho que vou utilizar um Fluval 104 que está parado há algum tempo. A minha dúvida prende-se com o facto de: Será que não vai fazer corrente a mais, para um aqua de 50cm? Não vou ficar com um jardim "de Piza"? Em relação às plantas, não consigo fazer uma análise muito minuciosa. Elas parecem-me muito semelhantes e dá-me uma certa dor de cabeça estar 3 horas a olhar para o site da Trópica.... Vou optar pelas mais disponíveis, e inventar um layout mais ou menos engraçado, tendo em conta tamanhos e cores. Vamos experimentar. Tenho mais uma pequena dúvida: Limpadores de algas. Quais é que me aconselham? Estou maravilhado com os camarões do outro Sr, mas parecem-me muito frágeis, não? Aguentam-se com apistos? E tirando os L's, que são grandes de mais, que outras alternativas tenho? Desculpem a seca, mas prefiro aprender com gente real, do que com sites pouco fidedignos da internet. E como nunca me dediquei à jardinagem aquática, não tenho grande conhecimento empírico. Obrigado a todos!
  15. Boas pessoal. Ando tentado a montar um plantado d 50 cm. Tem cerca de 30 litros aproximadamente. Gostaria de obter alguns conselhos acerca de como o fazer da melhor maneira. Perdoem-me a minha ignorância, mas quem não sabe é como quem não vê. Gostava de saber: Que tipo de filtragem devo pôr? (Um fluval é suficiente?) Que massas filtrantes devo utilizar? Para que é q serve a filtragem, se no máximo albergar um casal de apisto?(tendo em conta as tpa's) Uma Powerhead é inútil, certo? Posso utilizar um substrato e por cima areia branca? O q devemos ter em conta na escolha do substrato? Algumas plantas ou tipos de layout aconselháveis a maçaricos. Que outros peixes se dão bem em plantados? (Que outros ciclídeos anões posso pôr?) Algo mais que me queiram ensinar... Agradeço desde já o tempo disponibilizado. Obrigado e boa sorte!