Olá,
eu estou a falar da experiência que tenho. A regra das mudanças de água tem a ver com a limpeza e oxigenação da mesma, nos bettas , já em habitat natural, vivem em charcos, que como podes imaginar, estão bem mais sujos que o teu aquário.Estas a falar de 18 litros de água para um peixe que vem respirar à superfície e que já por si é bem mais resistente que outros peixes. Se não exagerares na quantidade de comida, podes crer que ele está na boa.Tens uma equipa de limpeza e podes aspirar o fundo se achares necessário.
Sabes que o transporte dos bettas de importação é feito em saquinhos minúsculos e eles resistem uma semana. Não quero dizer com isto que concorde mas é a realidade e nós ao comprá-los é que alimentámos isso. Podes ver também este video que te mostra o habitat e como eles são criados, diz-me das condições que o teu têm. http://www.aquanet.tv/Video/150-betta-splendens-der-glaenzende-kaempfer-der-pla-kat-in-thailand .
Como disse anteriormente, os meus, desde que removi os filtros não stressam e a longevidade dos mesmos aumentou. O enrolar das barbatanas ou deterioração, não se dá só nos Crowntail, acontece em todos e pode ser, ou dos parametros da água, ou do stress, como ocorre também em aquários filtrados, a razão mais frequente é o stress. Uma das causas é a corrente excessiva que o filtro faz e que o betta não gosta muito.
Isto é a minha opinião, e como te digo é por experiência própria.