Boas,
Há por ai uma ideias quanto a mim algo confusas de informação dispersa que leste, claro está que o que a Aquariofilia tem de bom, é podermos divagar relativamente ao modo que tratamos os nossos aquários, mas desculpa se estou errado, essas tuas ideias me parecem o amontoar de informação e depois mal assimilada ou explicada, e passo a explicar o meu ponto de vista.
O que dizes sobre as TPA's, primeiro parecia um verdade mais que natural, óbvia que toda a gente fazia e agora dizes que apenas é um sugestão tua. Sinceramente não vejo que a tua sugestão traga algo de positivo, mas é uma sugestão, apenas acho que o deverias ter logo dito no primeiro post ao invés de teres deixado a ideia que era uma coisa óbvia que toda a gente fazia.
Na forma de cálculo para a quantidade de litros de uma TPA e periodicidade, é a primeira vez que leio 1cm-1 litro água. e não vejo como podemos calcular, ou seja se tivermos 30 cms de peixe e 30 litros, devemos mudar a água todos os dias, todas as semanas ou todo o mes?
não estará a fazer confusão com o nº de peixes aconselhável no aquário?
Para se saber a periodicidade e quantidade de uma TPA, nada melhor que o teste de nitratos e amonia para conhecermos o ciclo biologico do nosso aquário.
Não me leves a mal as "contra opiniões", mas são apenas isso, opiniões.
Um abraço