Não nego a ajuda que me estão a dar. Frequentemente na aquariofilia não existe uma opinião certa e outra errada,existem várias opinião dependendo da experiência de cada um. Em relação ao carvão, o que tenho lido é que é benéfico para a água, não só quando lhe adicionamos medicação. O Julius está a dizer que não o devo usar e que devia trocar por cerâmicas, há pessoas que dizem o contrário... O filtro vinha com carvão e eu optei pelo carvão. Talvez daqui a uns tempos chegue à conclusão de que serão melhores as cerâmicas. Infelizmente diz-se muita coisa contraditória, eu terei de chegar às minhas conclusões mas não é por não acatar o seu conselho que o estou a corrigir, pelo contrário, acho a sua opinião tão válida como as outras, mas por comodismo e por já ter comprado o carvão não vou mudar.
Para o poder corrigir teria de fazer eu os meus próprios testes, com vários aquários e vários peixes idênticos. Teria de ter uma população estatisticamente significativa (o que implicaria um nº elevado de aquários e peixes) e testá-los em condições semelhantes fazendo variar apenas uma condição, cerâmicas ou carvão. Depois teria de analisar os dados e fazer vários testes estatísticos, apenas se os dados apontassem para uma variação dificilmente causada aleatoriamente poderia dizer "O filtrante X é melhor que o Y com uma probabilidade de erro de Z %" Juntando a isto diferentes espécies de peixes que podem ter respostas diferentes às cerâmicas/carvão isto dava pano para mangas. A isto se chama método científico, coisa que ainda não vi sobre estas matérias.
Ora como ninguém faz estes testes com base científica (porque é dispendioso e iria diminuir as vendas de alguns produtos do mercado) cada um diz o que a sua experiência pessoal lhe revelou. Não quero parecer arrogante mas as opiniões pessoais de cada um, por si só e separadas de todas as outras têm pouca validade. Há demasiados parâmetros num aquário e os resultados obtidos podem variar por factores externos como a luz, plantas, espécies de peixes, etc etc etc. Tentei pesquisar o que se dizia sobre o carvão, há bastantes opiniões positivas então vou deixar ficar, a verdade é que até agora não tive problemas com a água nem com algas, para quê inventar?
Quando ao que o sr. Daniel disse, posso ter sido um pouco agressivo e por isso deixo aqui as minhas desculpas. A verdade é que os peixes que vocês vêem nas lojas, discus e outros peixes, passam grande parte da sua vida em condições que muitos considerariam deficientes. Tem de ser assim senão o negócio perderia rentabilidade. Todos os meus peixes vão ter uma vida "boa" enquanto estiverem no meu aquário. Daqui a um ou dois anos se estiverem muito grandes vendo-os e não estou a ver o problema disso. Posso até ganhar mais gosto pela aquariofilia e comprar um aquário maior. Por agora eles andam à vontade no aquário de 60L. Os exemplares maiores que vêm das lojas devem passar bem pior do que estes.