Boas ...
A minha experiência na criação de escalares diz-me que tenho mais sucesso (% de alevins a chegar a escalares juvenis) quando deixo os ovos com os pais até ao 1º dia em que começam a nadar e só depois os troco para um aqua á parte. Sucesso está garantido, nas duas situações, tirando logo os ovos ou deixando com os pais, mas em percentagem concluo que deixando ficar um pouco mais tempo com os pais vou tirar mais escalares. Agora, outro aspecto é se compensa .. porque enquanto os alevins estão com os pais, mais tempo demoram os pais a meter outra postura (regra geral, existem excepções).
Isto é um pau de 2 bicos ... depende muito de onde se encontra o casal. No meu caso estavam 100% sossegados, porque estavam num local que não a minha casa. Mas se o casal estiver num sitio onde existe muito movimento e barulho, o melhor é aconchega-los o mais possível, e aí defendo a ideia de os ter tapados, agora se estiverem inseridos num ambiente tranquilo e calmo acho desnecessário. Não podemos é estar constantemente a comparar ambientes naturais visto serem peixes que nunca nadaram em ambientes 100% naturais. Iria-mos pôr muita coisa em causa.
O mais seguro porquê ? Como disse anteriormente para mim o mais seguro é deixa-los com os pais, que eles é que sabem tratar dos ovos .. eles (pais) retiram todo e qualquer fungo do ovo, limpam e tratam melhor que qualquer método artificial. Antifungos é totalmente desnecessário, também andei enganado com isso, mas foi por pouco tempo. Um antifungos para resultar tem de ser introduzido em quantidades astronómicas, quase ao ponto de deixares de ver os ovos/alevins dentro do aqua.
Acho que um aqua de 15L é pequeno para ter uma alta taxa de sucesso. Dá para ter sucesso, mas não em %'s elevadas. No meu caso, dava artémia recém eclodida assim que os alevins começam a nadar.