Se essa é a tua ideia, força. Mas já tiveste/viste alguma Blyxa em pleno crescimento, sem nunca ter sido podada? Ela faz uma "bola" de folhas. Nos sítios onde as tens, ficaria muito bem, acredita!
Em relação à primeira parte concordo plenamente. Cada aquário é um aquário!
No que diz respeito à segunda: Se calhar o que cortaste, foram folhas novas que cresceram e não as cortadas a semana passada... (desculpa estar a insistir)
Ao fazeres o que te disse (anular o lado direito e mover-se todo o conjunto esquerdo mais para o centro), não perderias o ponto focal, visto a pedra principal estar apontada para a direita. Ou seja, o princípio dessa mesmo pedra ficaria "ao centro" do aquário mas o topo ficaria a tocar na regra de ouro. Na minha opinião, só ficarias a ganhar.
Se retirasses (como opinei) as pedras do lado direito e movesses o conjunto total do lado esquerdo para o centro, poderias completar o tapeteda Glossoestigma. Sem o minimo problema, sem simetrismos, sem nada que não se quer.
Olha que não.
Acompanhei o desenrolar desse tópico desde o começo e já o reli pelo menos uma vez. Está um excelente tópico, capaz de ensinar a pequenos e graúdos no meio.
Óptimo, é disso que se precisa! Como vês também sei justificar a minha.
Um abraço para ti também e como já referi, tens aí um belo projecto que, na minha opinião, pode melhorar nalguns aspectos.