Percebo o que queres dizer.
Vou explicar como eu estou a ver a coisa, a ver se faz algum sentido ou não
Se tirar os nutrientes da coluna de água deixam de surgir as algas com tanta frequência. Se por outro lado, deixar os nutrientes nas condições actuais, as algas continuam a formar-se, mas pelo menos os animais que quero comprar para comer as algas têm permanentemente uma alimentação mais natural e não ficam exclusivamente condicionados a rações artificiais. Assim, vão continuar a formar-se algas mas estarão muito mais controladas pela equipa de limpeza. Eu não preciso de exterminar as algas, apenas as quero em quantidades mais controladas. Faz algum sentido isto? LOL.
Bom, em relação ao amigo que sugeriu os ottocinclus, vejamos aqui: http://fins.actwin.com/mirror/pt/algae.html
"Otocinclus sp.
Os Otocinclus são diligentes consumidores de algas, mas é melhor mantê-los em cardume devido ao seu pequeno tamanho. Um para 40 litros é uma boa regra práctica. Várias espécies deste género podem ser vistas nas lojas de tempos a tempos; a maioria são bons comedores de algas mas outros parecem preferir o muco de outros peixes às algas. Infelizmente, parece não existir forma de distinguir os "Otocinclus de ataque" dos normais.
Os Otocinclus parecem ser peixes delicados, mas isto deve-se provavelmente aos abusos na captura e transporte do que propriamente ao facto de serem frágeis em si. Quando uma loja adquire novos exemplares, é bom esperar um pouco antes de os comprar de forma a restarem os mais resistentes. Muitas pessoas afirmam terem comprado uma dúzia deles até ficarem com apenas um par no espaço de poucos meses. Esses sim depois parecem durar muito tempo."