Vivam,
experimentei pôr um espelho dentro do aquário à frente do meu Betta Splendens para observar o seu comportamento com "outro" macho.
É verdadeiramente espectacular, fica todo inchado chegando mesmo a ir à superfície encher o seu labirinto - orgão respiratório auxiliar destes peixes - de ar, eriça as barbatanas dorsais e ventrais e lança sucessivos ataques ao seu reflexo. Depois retira, dá umas voltas pelo tanque e volta à carga.
Não sei se consideram esta experiência eticamente reprovável, mas acho que é um modo de observar o interessante comportamento natural destes peixes sem lhes provocar qualquer dano.
O mesmo já não posso dizer de dois do meus néons que apareceram com as respectivas barbatanas caudais mordidas. Tenho lido que os Bettas são peixes tranquilíssimos em relação a outras espécies, mas como só tenho mais duas Corydoras no aqua. só pode ter sido o Betta a morder-lhes os rabos. Talvez tenha ficado um pouco nervoso com a presença do "rival", ou frustrado por não o conseguir atacar e resolveu descarregar nos pobres néons.
O que acham?
Tomás