Olá a todos
Tenho andado por estas bandas para me socorrer de alguns esclarecimentos acerca da aquariofilia de água doce.
Neste momento tenho um problema:
Iniciei-me neste hobby em Março deste ano com um aquario de 120l que montei no escritório. Tive os problemas comuns de um aquario novo, ou seja, amoníaco, nitritos, nitratos e fosfatos. Para baixar o ph utilizei sempre turfa no filtro e água engarrafada com ph 5.5. O ph manteve-se sempre nos 6.5.
No aquario tenho 6 néons, 2 bêbados, 2 peixes-vidro, 4 coridoras, 1 limpa-vidros, 8 tetras, 3 danios e 3 escalares. O aquario é plantado e tem uma biobox com cerâmicas e esponja.
Recentemente resolvi levar o aquário para casa. Para tal, tive que tirar tudo, lavei a areia (vulcânica) com água do aquário e voltei a montar tudo como estava. Coloquei o flordepot da Sera por baixo da areia e tive o cuidado de utilizar mais de metade da água que já estava no aquario.
Notei que alguns peixes sofreram com o stress da mudança mas até agora não tive baixas. Uma coridora andava a "boiar" muito mas recuperou.
Agora o meu problema: Tenho um casal de escalares formado que já têm feito posturas e fertilizações. O outro escalar é ainda juvenil. Não tenho problemas de territorialidade entre eles e todos têm vivido em paz. Há cerca de 6 dias notei que a escalar fêmea não se alimentava. Isto aconteceu durante dois ou três dias. Agora noto que ela se quer alimentar, procura comida mas tem dificuldade em encontrá-la. Hoje de manhã reparei que ela tem os dois olhos salientes. Não vejo mais nehuma maleita. Dá a sensação que ela não vê bem.
Os parâmteros da água estão bem, julgo eu. O ph está ligeiramente mais baixo (6) mais por causa do flordepot, não apresenta nem amoníaco nem nitritos. Nitratos e fosfatos também não. O gH ronda os 8 e o kH o 1.
Eu posso retirar a fêmea para um aquário de 20l que tenho disponível. Mas isso basta?
Por favor ajudem-me.