Boa tarde a todos!
Primeiro o início: sou professora de ciências da natureza do 2.º ciclo e, na escola onde trabalhei o ano passado, havia um reservatório de água do qual fiz um pequeno lago.
Este ano, numa nova escola, fui "desafiada" a realizar um, de raiz, num dos espaços exteriores. Claro... aqui a tonta não ia dizer que não...
E os meus problemas começaram assim...
A questão da fauna e da flora, para já, não se me afigura como muito complexa... já a construção do lago... bem... enfim... pois...
Depois de muito averiguar, escolhi para local um canteiro com espaço suficiente; com possibilidade de condução eléctrica ( para o caso de necessidade de introdução de uma bomba ); com iluminação solar suficiente, mas não exagerada devido à presença de sombras; com palmeiras à volta, as quais não perdem as folhas (não sei até que ponto as raízes das palmeiras não constituirão um problema); com vigilância de adultos, por causa da malandrice de alguns putos e ... com um grande defeito... o terreno é inclinado.
Depois de muita análise e pesquisa, penso que o facto de o terreno ter declive não será muito grave uma vez que é pouco acentuado e que o lago pode ser nivelado. Por outro lado, optei por uma lago de polietileno de 1000l, o qual, creio, implicará mais facilidades de construção, sem desvantagens adjacentes. Ainda não adquiri nada (nem tão pouco o lago) uma vez que estou a tentar angariar fundos ( ) e assim, antes de fazer asneiras, peço a vossa opinião: vou em frente ou peço já a transferência para outra escola?
Agradeço os vossos conselhos e sugestões...