Recebi no dia 24 à noite um Beta. A pessoa que mo ofereceu pensou que já tivesse todo o equipamento em casa uma vez que sabia que o meu irmão mais novo já tinha tido um há uns tempos. Acontece que o único material que tinha era um aquário redondo de cerca de 5 ou 8 litros.
Assim que o recebi coloquei nesse aquário e esperei pela manhã para ir comprar tudo o que fosse necessário. Entretanto aproveitei para pesquisar na net e descobri que é um peixe de água quente (o que me pôs logo a stressar visto que a água que eu tinha no aquário estava bem fria e não tinha como a aquecer).
Ontem corri toda a cidade e arredores mas não encontrei nenhuma loja aberta. O peixe encostou-se ao fundo, deitado de lado (até andava ao sabor da corrente como se estivesse morto), super parado, apenas com movimentos das "guelras" (?) como que a respirar e breves batimentos das barbatanas.
Hoje acordei cedinho e fui logo à loja comprar:
- 1 Aquário de 20 Litros;
- 1 Filtro;
- 1 Aquecedor de 25 Watts;
- Terra para o fundo;
- Algumas plantas de plástico:- 1 kit para medir o pH.
O senhor da loja disse-me que o aquário devia estar em funcionamento umas semanas antes o o colocar lá, mas eu achei que mal por mal (isto é, sem ter feito o ciclo), mais valia estar num aquário grande com melhores condições e água quente do que num aquário que parece um penico com água fria. Assim que cheguei a casa verifiquei o pH e estava a 6,5.
Depois lavei a areia mt bem lavada, lavei o aquário, as plantas e coloquei tudo lá dentro. Deitei 15 gotas do condicionador Sera Aquatan (disseram-me para colocar uma por litro +/-) e deitei um pouco de API Stress Zyme (acho que é para acelerar o ciclo).
Por fim liguei o filtro e o aquecedor e assim que a temperatura nos dois aquários estava igual (17/18º) transferi o peixe para o aquário grande. Já passaram cerca de 4/5 horas e a água está agora a 22º. No entanto o peixe continua deitado de lado (agora até tá mais de papo para o ar), respira muito muito devagarinho e dá às barbatanas muito raramente.
O aquecedor continua ligado ao máximo e só o desligarei quando estiver nos 24 ou 25 graus.
Devo ter feito muita coisa errada mas em desespero fiz sempre aquilo que achei melhor.
Ainda existe alguma coisa que possa fazer ou este peixe já está só à espera do inevitável?
Agradeço toda e qualquer tipo de ajuda...