Olá a todos!
Antes de mais, peço desculpa por estar a fazer uma pergunta provavelmente parva, mas acho preferível fazê-la a fazer asneiras no meu aqua...
Tenho um aquário plantado montado desde setembro de 2009, com 6 tanictis e 10 CRS.
O aqua tem cerca de 28L, PH 7.
O aquário tem dois vidros no interior, que criam uma maternidade de cerca de 6L, neste momento com cerca de 30 alevins de tanictis de várias posturas, com comprimento entre 2 e 10 mm.
Tenho algas castanhas nos vidros. No areão, plantas e pedras os CR tratam do assunto, mas para resolver o problema nos vidros estava a pensar comprar dois otos.
A questão que me está a fazer confusão é que leio que os otos são herbívoros e pacíficos na maioria dos sites, mas encontrei um (já tentei e não consigo refazer a minha pesquisa para postar o link...) onde diz que podem comer camarões (diz, aliás, que camarões devem ser incluidos na dieta deles).
Ora, não acredito que comam os meus CR que são granditos (se bem que tenho 2 grávidas, e os que nascerem não serão assim tão grandes) mas se podem comer os camarões será que não darão uma dentadinha aos alevins de tanictis, apenas com 2mm?
E põe-se também a questão da qualidade de vida dos CRS, que não têm medo nenhum dos tanictis e andam completamente à vontade, mas será que a situação se mantém se introduzir os otos?
Claro que posso optar por simplesmente não os colocar na maternidade, mas aqueles vidros estão mesmo a precisar de uma limpeza por dentro!
Julgo que a resposta mais provável à minha dúvida é no site que encontrei estarem a confundir o oto com um CAE?
E se assim for, não há nenhuma hipotese de, nem por descuido deles, os oto comerem as meus alevins tanictis/futuros camarões bébés?
Resumindo, as minhas perguntas são:
- os otos são MESMO herbívoros?
- os bébés das diversas espécies vão estar a salvo?
- os CRS vão-se esconder por causa da introdução dos otos?
Desculpem o testamento...
E desde já obrigado!