Nuno Silva
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carlosribeiro começou a seguir Nuno Silva
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Olá Filipe, Este tema é muito interessante e está cheio de mitos que devem e serão quebrados, aliás, já temos muitos exemplos de plantados fantasticos com discus fantasticos. O problema da temperatura não é grave desde que não se pretenda reproduzir os discus no plantado. Apesar de um casal de discus com os filhotes a nadar em seu redor num aquario plantado ser uma imagem fantástica ( eu ainda me vou aventurar nessas andanças um dia ) eu sei que é muito dificil criar discus com sucesso a 27ºc. Para discus bem aclimatados 27ºc é mais que suficiente para que cresçam saudáveis e sem nenhum impedimento. Não me lembro assim de nenhuma planta que vulgarmente se utilize nos plantados e que não tolere 27ºc. Quantos de nós não tem temperaturas de 30 graus durante os meses mais quentes do ano?e as plantas safam-se sempre bem... Outro problema mt citado é a alimentação dos discus. Neste campo é preciso ter atenção. Para se conseguir exemplares tipo pratos de cozinha e mt grossos é claro que a alimentação tem de ser mt poluente e por isso incompativel com os plantados. É que estamos a falar de um cardume de discus e todos esses discus, de grande tamanho, a comerem tanto e a defecarem tanto produzem problemas a longo prazo. No entanto eu até nem considero esses discus os mais bonitos. Discus mt grandes são pouco naturais e n se integram nos parametros de ''Nature'' que eu sei que tens. Se optarmos por uma aliemntação tipo granulado, com alguma pericia, conseguimos alimentar muito bem os nossos discus sem que caia um unico grão no tapete.Experiencia propria. Agora é preciso é escolher bem a qualidade da ração. A luz: sim, os discus ficam mais bonitos em ambientes sombrios mas não me parece necessário que assim seja para que estejam saudáveis. Discus aguentam bem a luz de um plantado.Sem stress. A escolha das plantas é fundamental. Não gosto nada de ver aquarios com moitas mt fechadas e discus. Não é normal e acredito que eles n se sintam bem. Os discus adoram espaços grandes para nadar ( pensa bem nisto se queres um cardume ) e adoram nadar entre plantas por isso plantas mt fechadas pode ser um problema. Eu optaria por plantas tipo valisnérias, echinodorus ( adoram as suas grandes folhas ) e claro algumas moitas. A escolha dos peixes: eu não colocaria SAEs, são realmente mt activos e briguentos.Podes ter problemas já que depois são impossiveis de capturar.Ottos são melhor escolha. Eu colocaria discus, ottos e um unico cardume de uma espécie que n seja mt activa ( tens várias daquela zona que podes optar ) Por isso acho que com uma temperatura na casa dos 27ºc, uma alimentação á base de granulado sem desperdicios, boa escolha de plantas e peixes e está feito. Parece simples. Isto foi o mais proximo que eu estive, ha uns anos: Os discus n desovaram mas: O aquario numero 4 é o meu ideal de plantado e discus: http://www.adaeuro.com/gallery.asp?g_id=1# Força nisso Cumprimentos Nuno Silva
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uma tarde em busca do camarão nacional - comentem
Nuno Silva respondeu a bruno bastos de Oliveira num tópico de CAMARÕES
nos arrozais provavelmente não existem já que estas águas são bastante fertilizadas -
uma tarde em busca do camarão nacional - comentem
Nuno Silva respondeu a bruno bastos de Oliveira num tópico de CAMARÕES
Boas, Já mantive uma vez uns camarões que eu proprio capturei num rio aqui do Norte e quase de certeza que se trata da mesma espécie. A minha experiencia foi bastante má. Os camarões são altamente sensiveis a nitratos e fosfatos. E cuidado com a temperatura da água. Se eles forem apanhados de verão em águas quentes aguentam bem as nossas temperaturas nos aquarios. Se forem apanhados de inverno em águas geladas é preciso ter cuidado com a aclimatização porque dá-me a entender que são animais bastante sensiveis -
Boas, Muito bom mesmo! O lado esquerdo está fantástico!
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Amazónia-Asiática - update to - Asia-Amazonica v. 2.0
Nuno Silva respondeu a Pedro Almeida num tópico de PLANTAS
Boas, A ideia é muito boa. Estes aquarios do Amano sempre me cativaram. São simples e o resultado é muito bom. A areia faz um bom contraste com o fundo escuro e o verde das plantas. Não dão muito trabalho porque quase não precisam de podas. O aquario que mais gostei foi o segundo. Mas atenção, este tipo de aquarios só funciona bem se tiveres um bom hardscape e para isso precisas de muitas pedras e troncos bonitos. Tambem vai exigir um investimento grande já que as anubias são caras e para atingir o efeito pretendido são precisos muitos vasos. Sugiro que uses a valisnéria nana como planta na posterior, tem as folhas tão finas ou ainda mais finas que o cyperus helferi e tem a vantagem de ser uma planta mais ''fácil'' e de propagação mais rápida. -
Boas, Podas do mesmo modo que se podam todas as plantas de caule: cortando no caule junto aos nós, da altura que quiseres. Depois é só dar a forma que for mais agradavel
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Boas, Ambos são argilas mas o fabrico não é bem o mesmo por isso não são a mesma coisa... basta veres o preço de um e de outro e percebes logo que deve haver uma diferença O Akadama é muito bom... Basta lavares bem para retirar o pó que vem sempre em grande quantidade. A argila expandida acho que até nem afunda, só flutua... mas se a quiseres colocar por baixo de alguma coisa aconselho-te a lavar bem.
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Boas, Não cometas o erro de introduzir ai ciclideos africanos...muito menos frontosas que ficam autenticas baleias. Esse aquario tem uma litragem muito pequena para um aquario de especies territoriais e ainda por cima, tal como disse o Fernando, a litragem está muito mal aproveitada já que o aquario é muito alto e pouco comprido. Esse aquario dava para fazer um paludário bem engraçado. Se precisares de ajuda para o montar dá uma apitadela
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Boas, Num Bom horto arranjas essas plantas na boa.
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Boas, Dizem que a turfa já usada é muito bom substracto para as plantas aquaticas. Eu nunca usei só turfa mas ja usei uma forte camada de turfa e por cima areão de rio. O resultado nem foi mau mas tive de desmontar por causa de umas barras npk que me estavam a encher o aquario de fosfatos. Mas atenção que se gostas de ver a água clarinha então esquece, porque só com turfa vais ter sempre a água amarelada. Eua conselho-te a não usar só turfa, opta antes por usar uma camada de turfa no fundo misturada com argila e por cima a cobrir um areão inerte.
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Boas, Muitas vezes o que acontece é que o crescimento das plantas é tão intenso que a luz não penetra na moita. Nestes casos é comum as zonas da base perderem as folhas, ganharem muitas raizes e amarelecerem. é um problema que não sei bem como se deve lidar. Acho que ta na hora de desplantar e replantar a moita ( tornando-a menos densa ).
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Boas, Acho que esta frase esta mal escrita: Sugiro a alteração do pois para um mas... A porisidade é mt importante para a fixação de bactérias. Num plantado a cultura de bactérias não deve estar no filtro mas sim no substracto. Sugiro também que se esclareça que aquela argila de que fala o artigo não é uma argila normal.Não podem comprar argila e cozer no forno e colocar como camada de fundo.Isto porque a argila iria ficar toda desfeita em poucos dias e a névoa ia ser tanta que nem dava para ver os peixes. A Argila que o artigo fala é Akadama, que é uma argila cozida num processo especial e a sua consistencia é muito superior. Acaba por se ir desfazendo mas é muito mais lentamente ( tipo aquasoil ). Em relação á laterita ha também quem a use como substracto único, com resultados muito bons. Outra coisa: o ciclo de azoto não se completa num mês. Isso depende muito. Mas acho que estavas a falar no caso do teu aquario, n era?se sim estão retiro o comentário. Para finalizar a minha opinião: O substracto deve ser escolhido tendo em conta um grande numero de factores: O tempo de vida do aquario em questão, o tipo de plantas que queremos nesse layout, o tempo que temos para nos dedicarmos á adubagem, se queremos ter o trabalho de adubar e controlar os parametros um a um, etc, etc. Eu pessoalmente prefiro usar substractos inertes ( encontram posts meus em que defendo o contrario...mas isso ja foi ha bastante tempo ).Prefiro porque eu adoro o facto de poder controlar a quantidade de adubo que existe e a sua proporção. Além disso eu adoro estar sempre a experimentar novos layouts logo n vou investir em substractos férteis ( alguns são caros e é uma sujeira na hora de desmontar tudo ). Mas tomem atenção. Um substracto inerte n quer dizer que não existam nutrientes no solo... Tomem atenção á porosidade, parece-me ser a chave. Eu uso AKADAMA. Simples.
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Boas, O facto do musgo de java ficar castanho e morrer não tem a ver directamente com a quantidade de luz. Mesmo sendo uma planta que aguenta bem baixas razões de w/l, o musgo necessita de luz. E e muita luz só quer dizer que o musgo vai crescer mais depressa. é claro que com o aumento de luz tem de vir também o aumento de co2 e dos respectivos nutrientes. É aqui que muita gente falha e depois vê o seu musgo a apodrecer. Ja tive musgo de java num aquario com 16 litros e 50 watts de luz e ele cresceu mesmo bem, por isso...
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Boas, 6 metros abaixo do nivel normal?e este ano? Explica lá isso...se o amazonas seca o que vai acontecer?mt água no resto do mundo?
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Calma... Não é bem assim. é claro que temos de abrir os olhos para coisas como estas mas não é preciso dramatizar. A green peace é uma associação que tem como principal objectivo chamar a atenção, são sensacionalistas... mas ainda bem, tem de haver uma associação assim. O que quero dizer é que os da green peace sabem bem fazer as coisas e provavelmente as zonas das fotos são zonas que sempre secaram, não é algo recente mas sim o curso natural das coisas. Não quero dizer que não se devem preocupar com o consumo de água. Mas isso devo começar em nossas casas, nos nossos aquarios, nas nossas torneiras. Quando faltar água ao Amazona então ja é tarde demais...