Olá a todos.
Depois de alguns meses como membro silencioso deste forum, durante os quais tentei absorver algum do muito conhecimento que este forum contém, decidi partilhar aqui a minha primeira experiência no mundo da aquariofilia.
Espero com isto poder receber conselhos e críticas que bem são precisos, pois este é o meu primeiro aquário e os erros de principiante são inevitáveis.
Setup do aquário:
O aquário é um Jebo com os cantos redondos, mas sem tampa e mais baixo que o modelo mais comum.
Dimensões: 120x45x50 (CxLxA) - 270L brutos.
Filtro: Eheim 2073 pofessional
Iluminação: Calha Boyu 4x36W pll de 7200K
Substrato fértil: Humalit 5 plus da HS
Substrato: Akadama II.
Termostato: Jager 150W
CO2: Caseiro.(pelo menos por agora)
Decoração: pedras escuras (do Nilo??) e troncos red moor wood.
Tenho o aquário montado desde 16 de Agosto 2009.
Depois de ter visto muitas montagens por aí, é normal que me tenha inspirado em algumas delas para a minha própria, por issoespero que ninguém se sinta copiado.
Até agora, o resultado desta montagem é o seguinte (desculpem a qualidade das fotos e tentem abstrair-se das tubagens e material que está à vista):
Relativamente à escolha de plantas, como devem imaginar, sem nunca ter tido as mãos na massa, é normal que algumas escolhas não tenham sido as mais felizes, mas tenciono ir corrigindo aquilo que não gostar ao longo do tempo (por exemplo aqueles fetos de Java estão a meter-me algum pó! ).
Neste momento, é notório que o aquário ainda está muito "despido". Por exemplo, gostaria de ter alguma densidade de plantas altas por trás dos troncos e com isso formar um plano traseiro mais atractivo, e o solo também está com muitas clareiras. Espero que com o crescimento da Eleocharis Acicularis o plano frontal se componha.
Um dos problemas que estou a ter, passa pela circulação da àgua. À partida não deveria ter excesso de circulação com este filtro (ou estou enganado?) mas as plantas de caule que tenho (Rotala Wallichii à esquerda e Cabomba à direita) "vergam" com a circulação. Isto é especialmente grave do lado direito. A maioria das Cabombas ficam completamente deitadas, tanto que algumas ganharam raízes ao longo da planta toda por esta estar em contacto com o solo.
Depois desta introdução, gostava de receber as vossas críticas em relação ao setup, layout, escolha de plantas etc. Assim como sugestões para que plantas usar para completar este layout e como resolver, ou pelo menos minimizar o problema da circulação me vergar as plantas.
Todas as opiniões são benvindas!
Cumprimentos.