Isso não é um mito urbano? Quando começei com os Discus, sempre tinha lido para não os manter com Ottos e com SAEs e companhia, pois poderiam-se agarrar aos discus a alimentando-se do muco, etc...
No entanto começei a prestar atenção a alguns aquarios de Discus, especialmente plantados e começei a ver, que muitas pessoas mantinham juntas SAE e otttos inclusive em lojas de aquariofilia (e não tou a falar das rascas). Então resolvi tentar, começando primeiro com SAEs e depois ottos e nunca tive problemas.
Falando com algumas pessoas, precebi que talvez houvesse problemas com os comedores de alga chineses que estes têm apetencia para se agarrar aos discus e outros peixes. Será que são estes os verdadeiros culpados do mito?
Quanto ao problema dos peixes suicidas. Não acredito que os discus andem a comer neons, embora sejam ciclideos, penso que são demasiado pacificos para andarem a atromentar outros peixes. O facto de pelos vistos ser comum muitos habitantes estarem a querer abandonar o aquario, penso que so poderá ser :
a) Qualidade da água
b) Luz excessiva ( os Discus não gostam de estar sobre holofotes)
c) Falta de esconderijos (?) Onde tens o aquário? Num local de passagem? Os peixes podem se assustar com vultos e como não têm onde se esconder - dá-lhes a travadinha da meia noite.
Não sei se ajudei.
Abraço