Boas,
Depois de googlar um pouco e de filtrar a informação eis os três principais métodos de "pintar" os peixes:
Comida: Este é o método menos mau. Trata-se de alimentar os peixes com comida pigmentada para enaltecer as cores do peixe. Este método só resulta se o peixe já tiver essas cores. Existem comidas destas à venda de marcas reputadas com níveis de toxicidade bastante baixos ou nulos. Claro que outras comidas "não tão seguras" são usadas para dar um ar mais saudável aos peixes, pelos distribuidores. Este método aplica-se a peixes já naturalmente coloridos como discus, neons, bettas, etc.
:D Injecção: Cruel! O peixe é anestesiado e injectado com tinta, o que causa infecções e uma elevada taxa de mortalidade. No caso dos chandra ragna, o peixe leva uma série de injecções ao longo de uma ou duas linhas criando vários pontos de côr. De seguida a tinta é espalhada com os dedos para ficar uma linha contínua. Aplicações: Chandra ragna, corydoras, botias, óscares, etc.
Tingir: Muito cruel! Como já descrevi antes, os peixes são colocados numa solução caustica que lhes retira a camada protectora. De seguida são colocados em corante para ficarem da côr desejada. A taxa de mortalidade é elevadíssima tanto pela toxicidade dos produtos como pelas doenças que resultam do processo. Como requinte de malvadez, são criados peixes "comemorativos" das épocas: vermelhos no Natal, laranjas no Haloween, azuis e vermelhos no 4 de Julho (patriotic tetra), uma edição em verde quando saiu o filme "Hulk", etc Este método é usado em tetras "white clowd" e em ciclídeos papagaio.
Em salgados, a informação é pouca. Há suspeitas de se usar em corais e anémonas, mas não descobri muita informação sólida.