ola,
veja se enquadra em uma destas doenças
intoxicação Alimentar:
Sintomas: O peixe fica com o ventre estufado, escamas eriçadas.
Causa: Excesso de comida, que fica se deteriorando no fundo do aquário.
Tratamento: Limpe o aquário e suspenda a alimentação por um dia.
Ìctio (Doença dos pontos brancos):
Sintomas: È uma das doenças mais comuns em aquários, caracteriza-se por pequenos pontos brancos, o peixe fica todo salpicado de branco, o peixe permanece com as nadadeiras fechadas e fica parado no fundo do aquário, cada ponto é um parasita que se alimenta do sangue do peixe, até leva-lo a morte, se os parasitas atacarem suas guelrras, o peixe morre por asfixia.
Causa: È causada pelo parasita Ichthyophthirius multifilis, ocorre pricipalmente no inverno devido a queda bruscas de temperatura, o parasita em estágio evoluido se salta da pele do peixe e vai se reproduzir no fundo do aquário, saltando milhares de esporos que vão infestar os outros peixes.
Tratamento: A primeira atitude é separar o peixe no aquário hospital, , aumentar a temperatura para 30°C pois acima de 28°C o parasita morre quando abandona a pele do peixe e portanto não consegue se reproduzir, também pode usar sulfato de cobre, 1ml para cada litro de água, até a cura, mas fazendo-se trocas parciais de 3/4 da água diariamente, mas tome cuidado pois o sulfato de cobre é fatal para o labeo bicolor.
Nadadeira Roídas ou Apodrecidas:
Sintomas: As nadadeiras se desmancham e ficam esbranquiçadas.
Causa: Ocorre pricipalmente por ação de bactérias que se desenvolvem em pH ácido e temperatura baixa.
Tratamento: Antes de qualquer tratamento corrija a temperatura e o Ph. Em um aquário-hospital use o produto Labcon Bacter 1 cápsula para 25 litros a cada 3 dias á venda nas lojas especializadas em peixe.
O odinium(Veludo):
Sintomas: Perda de apetite, dificuldades respiratórias, os peixes ficam raspando-se no fundo e nas pedras, o peixe fica coberto por pontinhos, é muito parecido com o íctio, mas os pontinhos são menores e mais amarelados como se os peixes estivesse sujo com um pó amarelo.
Causa: È causado pelo parasita Oodinium ocelatum, seu ciclo de vida é igual ao do parasita causador do íctio.
Tratamento: Separe o peixe no aquário hospital, com temperatura acima de 28°C e dar banho de azul de metileno a 1%, 3 a 5ml para cada 5 litros de água durante três dias, o sulfato de cobre também é muito eficiente mais perigoso.
Àgua muito Àcida (Acidose):
Sintomas: nadadeiras fechadas, escama eriçadas, natação irregular, tremores e ele morre se não for corrido o Ph.
Causa: Significa baixa do pH da água para 5,5 ou menos. Esses limites são para peixes que exigem pH mais elevado, neutro ou alcalino.
Tratamento: Corrigir o pH, existem produtos em casas especializadas para peixes.
Àgua muito Alcalina (Alcalose):
Sintomas: Perda de brilho das escamas, respiração ofegante junto á superfície e pode haver perda de escamas.
Causa: Ocorre quando o pH da água vai para 8 a 9, pricipalmente quando ela é mole, muita planta e muita luz concorrem para o seu aparecimento.
Tratamento: Corrigir o pH e o problema desaparece, existem produtos em casa espécializada para peixes.
Tuberculose ou Barriga Seca:
Sintomas: O peixe fica magro, com o ventre retraido.
Causa: Pode ser causada por alimentação de má qualidade ou pouco variada.
Tratamento: O estado de debilidade do peixe torna-se a cura difícil, usar Labcon Bacter 1 capsula para 25 litros a cada 3 dias.
Podem usar produtos de outras marcas, SERA, TETRA, JBL, etc.
Aquário Hospital:
--------------------
È preferivel ter um aquário hospital que serve para separar peixes doentes, evitando que a doença se espalhe para os outros, facilita a administração de remédios, pois eles podem contaminar peixes saudáveis e alterar o equilíbrio da água do aquário original. Para isso um aquário de 20L é suficiente, com difusor, termóstato e termómetro, a temperatura deve ser mantida entre 28 e 30°C.