Em relação à iluminação, a potência necessária varia, de facto, de planta para planta e, por isso, a única coisa a fazer é observar as características de cada uma (no site da Tropica, por exemplo).
Eu sigo-me por este calculador: o Amano normalmente utiliza plantas exigentes em termos de luz, por isso dá para ficar com uma ideia do "tecto" de potência luminosa para a litragem do nosso aquário.
Em termos de temperatura de luz, para plantas costuma-se apontar para os 6400ºK (a temperatura de luz presente ao meio-dia entre os trópicos): como a clorofila é só uma, é a temperatura de luz indicada para todas as plantas. Em relação ao espectro, se as lâmpadas tiverem um espectro equilibrado (como as lâmpadas correntes "cold daylight") ou um espectro dedicado (como as flora-glo e aqua-glo), não há preocupações.
Temperaturas mais altas costumam provocar nas plantas um crescimento mais baixo e horizontal, enquanto que temperaturas de cor mais baixas tem o efeito contrário...
Ao manter plantas com necessidades diferentes em termos de iluminação, é preciso planificação. E comprar as plantas depois . De outra forma, é fácil correr mal. Eu, por exemplo, mantenho anúbias na sombra da blyxa: há sempre maneiras de compatibilizar necessidades diferentes.