A partir da espécie natural, por mutação podem obter-se variantes de cor, por exemplo. Penso que isto não é apuramento. É cruzar milhares de vezes milhares de camarões e um deles sair amarelo, depois de uma mutação. Ou vermelho.
Na mutação, existe uma alteração dos genes. Mutações podem ser causadas por erros de copia do material durante a divisão celular, por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos, ou vírus (da wikipedia).
Apuramento é cruzar sistematicamente mutações, no sentido de fixar ou melhorar as caracteristicas que mutaram. Seja a cor, o tamanho, a opacidade, etc. Ou a cor dos olhos ...
As mutações começaram a ser estudadas sistematicamente a partir de animais com ciclos de vida ainda mais curtos do que os camarões, (as chamadas moscas de fruta - Drosophila melanogaster) mas de facto nada interessantes. Mas deu para perceber que há mutações que não se mantêm, genes dominantes e recessivos, etc.
Conclusão: é preciso muita reprodução para aparecerem erros genéticos (mutações). É preciso também muito trabalho para o apuramento das variedades !